Jornalista Milton Leite faz palestra na Feicom

O jornalista esportivo conversou com os participantes da Feicom sobre sua carreira, ética e os bordões usados nas transmissões esportivas

A VI Feira de Informação e Comunicação (Feicom) da Faculdade de Comunicação e Biblioteca (Facomb) da UFG recebeu na última sexta-feira,14, o jornalista esportivo Milton Leite. Ele contou um pouco da sua trajetória no jornalismo e respondeu às perguntas dos participantes da Feicom que lotaram o Cine UFG. Milton Leite ressaltou a importância do curso de jornalismo para o seu crescimento profissional. Ele estudou na Universidade de São Paulo (USP) e começou trabalhando no rádio, na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo.  Milton Leite trabalhou na editoria de economia do jornal O Estado de São Paulo até se estabelecer no jornalismo esportivo, passando pelas emissoras ESPN,  SporTV e a TV Globo.

 


O jornalista comentou sobre a ética dos jornalistas ao lidar com as fontes. Para ele jornalista não deve ficar amigo de dirigente, político, jogador e outras possíveis fontes, pois isso interfere na elaboração da matéria. Além disso, Milton Leite destacou a importância do bom senso para qual a organização em que se trabalha, "se não concorda com a política da emissora, peça demissão".

Quando questionado sobre a presença feminina do mundo do jornalismo esportivo, assim como a presença de ex-atletas nas transmissões, o jornalista frisou que o importante é ter uma boa formação e um bom preparo tanto para desempenhar a função de jornalista quanto de comentarista, e que a experiência de um atleta enriquece as transmissões, desde que ele esteja apto para comentar adequadamente.

 

Fonte: Ascom/UFG