Exposição individual ISTMO em momento Conversa com o Artista

Público tem a oportunidade de conversar e conhecer o processo criativo do artista goiano

A Galeria da FAV realizou, dentro da exposição ISTMO, do artista goiano Leonam Fleury, mais um Conversa com o Artista, momento em que os interessados podem se aproximar do artista e conhecer um pouco mais de seu trabalho e processo criativo.

Segundo a coordenadora da galeria FAV, Ciça Fittipaldi, o artista Leonam Fleury foi convidado para expor o seu trabalho justamente por ter um histórico artístico de 40 anos, que ultrapassa vários ambientes criativos, usando diferentes técnicas e materiais para compor um universo de expressão simbólica e de imaginário bastante individual.

Leonam Fleury iniciou sua trajetória em 1970, por meio da participação em dois salões de arte: Salão de Verão, Rio de Janeiro, e a pré-Bienal de São Paulo em Goiânia. ISTMO apresenta obras de períodos diferentes do seu trabalho, gravuras em ponta seca, que hoje pertencem ao acervo da UFG, algumas serigrafias da sua primeira Residência Artísticas em Gravura , na Inglaterra, em 1995, além de trabalhos de 2000-2006, como pinturas acrílicas sobre lonas, desenhos e têmperas sobre papel.

Para Leonam Fleury, ISTMO significa uma conexão de períodos, em que nenhuma imagem é parte de uma ilustração, mas é a composição de um quadro de referências ligadas a recordações da infância.

"O nome, ISTMO, se deve à ligação de uma abordagem anterior com uma abordagem mais recente. A temática, de certa forma, não muda de um tempo para o outro, ela apenas cria portas e janelas. Nas primeiras gravuras utilizei a figura do animal e também muita simbologia, é muito forte a presença da figura do lobo guará, mas também utilizo a imagem do atirador e da bailarina. Com o passar do tempo, essa abordagem vai se alterando, se modificando, já as obras mais recentes não rompem o universo abordado anteriormente. Nelas, eu faço uma abordagem muito mais focada no espaço do que na figura. E todos eles remetem a imagens intrapessoais"; explicou o artista.

Fonte: Galeria da FAV