Quarta-feira repleta de atividades no Conpeex 2009

Apresentações de pôsteres, mesas-redondas e doação de sangue marcaram o dia

Foi mais um dia repleto de atividades no Conpeex 2009. Palestras, mesas-redondas, exposições e atividades culturais ocuparam todo o dia dos congressistas. Além das atividades programadas, hoje foi o primeiro dia de apresentação de pôsteres, com resumos dos trabalhos de estudantes bolsistas, do PIBID, do Prolicen e dos cursos de pós-graduação da UFG. O dia será encerrado com a apresentação do Circo Lahetô, aberta à toda comunidade. Confira os destaques desta quarta-feira na sexta edição do congresso:

 

 

 

Doação de sangue

A adesão dos congressistas surpreendeu a equipe do projeto Vidas por Vida, que está incentivando a doação de sangue durante todo o Conpeex. No primeiro dia, 45 pessoas doaram sangue antes do meio-dia, o que obrigou a equipe a suspender a coleta até o dia seguinte, por falta de material. “Não esperávamos tanta gente”, afirmou o coordenador do projeto, o professor Augusto César Ribeiro. O estande continua a receber doações até a sexta-feira. Quem quiser doar só precisa ir até o local, no Centro de Cultura e Eventos, que será encaminhado para a doação.

 

 

 

 

Palestras

As palestras continuaram durante toda a quarta-feira. O destaque do dia ficou para a mesa-redonda sobre Inclusão social, étnicoracial e digital, com os professores Maria Terezinha Santos (UNINCOR/MG) e Ricardo Antônio Gonçalves (UFG). Os professores abordaram diversos aspectos da inclusão. A professora Maria Terezinha, de uma forma mais ampla, fazendo o público refletir sobre seu próprio conceito de inclusão; e o professor Ricardo mostrou aos presentes as diversas tecnologias disponíveis atualmente para que pessoas com algum tipo de deficiência possam se comunicar com autonomia.

 

 

 

 

Outro destaque entre as conferências é a série de palestras que o Cercomp está promovendo e que abordam temas como tópicos avançados em BrOffice, dicas de segurança no uso de computadores desktops e sobre o sistema operacional Linux Ubuntu. De acordo com o diretor do Cercomp, Hugo Alexandre Dantas Nascimento, o objetivo é promover a capacitação da comunidade acadêmica quanto ao uso das ferramentas-padrão na instituição e permitir a formação na universidade de uma cultura de utilização dos softwares livres. Confira no site do evento as palestras programadas para amanhã, clicando aqui.

 

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Evento