TV UFG completa um ano no ar

Cerimônia de aniversário foi transmitida ao vivo pelo canal 14. Afiliada à TV Brasil, a emissora transmite para a grande Goiânia programas de caráter educativo e cultural

Gilmara Roberto

Na manhã desta terça-feira (14/12), a TV UFG transmitiu ao vivo a cerimônia em comemoração ao seu primeiro ano no ar. A emissora é afiliada à TV Brasil e há doze meses transmite para a grande Goiânia programas de caráter educativo e cultural.

A TV UFG é uma concessão da Fundação de Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE) que foi instituída para fortalecer e apoiar atividades desenvolvidas pela universidade nas áreas de radiodifusão, comunicação, educação e cultura. Em apenas um ano de transmissão, a emissora já produziu cerca de 540 interprogramas, 40 edições do programa “Faz o Quê?” (programa educativo que esclarece características de profissões), dois documentários, entre outros programas. Além disso, a TV UFG realizou em outubro desse ano a cobertura das eleições por todo o estado.

Durante a cerimônia a gerente da TV UFG, professora Rosana Borges, lembrou que a consolidação da emissora é um avanço no que se refere à democratização do acesso à informação, uma vez que se configura como pública, educativa e de qualidade, em contrapartida às emissoras que seguem a lógica do capital. “Melhor do que fazer televisão é fazer televisão pública”, lembrou a professora que também agradece a toda sua equipe pelo ano de conquistas da TV UFG.

O reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, definiu a TV UFG com sendo exemplo de superação e ousadia e atribui a força dessa superação à participação dos estudantes e estagiários da universidade na emissora.

Segundo a professora Rosana Borges o principal desafio da TV UFG agora é implementar o telejornalismo. “Uma TV pública sem telejornalismo é meia TV pública. Nós esperamos que em março do ano que vem nós consigamos implementar o projeto. A proposta é que o telejornalismo, redação, produção e até a própria transmissão seja feita do estúdio de rádio e televisão da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, e que os estudantes e professores do curso se integrem com a equipe de profissionais que a RTVE vai contratar para colocar o telejornal no ar ”, informou a professora.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: aniversário