Idosos participam de atividades no Câmpus Samambaia

Grupo de idosos Ação e Promoção encontrou-se com o reitor da UFG e teve aula de hidroginástica

No dia 17 de novembro, idosos moradores da Vila Pedroso em Goiânia e que integram o grupo Ação e Promoção estiveram no Câmpus Samambaia da UFG para conhecer a instituição e realizar atividades físicas. As atividades foram organizadas por estudantes e professores das disciplinas Promoção da Saúde II das Faculdades de Enfermagem (FEN) e de Nutrição (Fanut), e Estágio da Faculdade de Educação Física (FEF).

 


Acompanhados pela professora da Fanut, Veruska Prado, eles iniciaram a visita pela Reitoria, onde se encontraram com o reitor Edward Madureira Brasil

Durante o encontro com o reitor, a coordenadora do grupo, a senhora Maria Izabel Gomes, revelou satisfação pela parceria estabelecida com a UFG. Ela também relatou que o grupo reivindica um espaço adequado para a realização de atividades físicas no setor onde vivem os idosos. “No início de novembro realizamos uma passeata na Alameda Ricardo Paranhos, junto com o pessoal da UFG, para chamar atenção para as dificuldades que enfrentamos e para defender os nossos direitos”, concluiu. Edward Madureira Brasil mostrou-se solidário com as reivindicações: “O que podemos fazer é reforçar as suas reivindicações com a Prefeitura de Goiânia”, informou.


O reitor destacou o papel social da universidade, principalmente, por meio dos projetos de extensão estabelecidos. “O maior objetivo da universidade é contribuir para elevar a qualidade de vida das pessoas e proporcionar aos estudantes experiências práticas”, finalizou. De acordo com a professora Veruska Prado, a parceria com o grupo Ação e Promoção funciona como um campo de estágio e de práticas para os estudantes da universidade.


Para a estudante Dênia Trindade, do curso de Nutrição, a importância do trabalho está no fato de ser multidisciplinar e atender às necessidades das pessoas. A estudante do curso de Educação Física, Izaíra Fernandes, afirmou que é um desafio promover atividades que integram diferentes áreas do conhecimento: “É uma via de mão dupla, pois prestamos atendimentos aos idosos e descobrimos outras formas de trabalhar em equipe”.


Os visitantes saíram da Reitoria muito entusiasmados. Eles passaram por outros prédios do câmpus e seguiram, ainda pela manhã, para a aula de hidroginástica na Faculdade de Educação Física.

Fonte: Ascom / UFG