Ciência transformada em diversão
Por Bárbara Camargo Alves
Muitos olhinhos surpresos e concentrados circularam pela SBPC Jovem durante a 63ª Reunião Anual da SBPC em Goiânia. Ciência e brincadeira se misturam em ambientes e oficinas lúdicas montadas com o objetivo de prender a atenção dos jovens participantes do evento, como o pequeno David, de cinco anos, que aprendeu o funcionamento da energia elétrica através de um experimento com campo magnético.
O Espaço Ciência e Cultura, montado em frente a Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb), não economizou criatividade em suas atrações. A feira se transformou em um pequeno parque de diversões científico conquistando a atenção não só dos jovens como também de adultos como Geisian José da Silva, que se viu envolvido pelas experiências ao trazer seu filho João Gabriel, de quatro anos, para conhecer a feira. “Esse espaço é muito interessante, meu filho e eu estamos aprendendo juntos” ri Geisian.
A SBPC Jovem traz a ciência para o dia a dia utilizando novas ferramentas de ensino de forma lúdica e divertida. O objetivo é despertar a curiosidade do público, assim como a de Gabriel, de 9 anos. “É muito legal esse lugar, eu nunca vi nada igual. Estou aprendendo física de um jeito diferente”, conta surpreso.
Outro espaço que chamou a atenção de pais e filhos foi o Circo da Ciência e o caminhão itinerante montados no estacionamento em frente a Faculdade de Letras (FL). O espaço é composto por experimentos, brincadeiras e pequenas maratonas e desafios voltados para crianças entre 4 e 17 anos. Segundo a sub-coordenadora da SBPC Jovem, Silmara Epifânia de Castro Carvalho, a programação conseguiu atingir um público bem amplo. “A SBPC Jovem foi montada para um público com idade entre 11 e 17 anos, mas como resolvemos não divulgar isso, estamos contando com a participação de crianças bem novas” declara Simara, que é técnica em assuntos educacionais da UFG.
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: SBPC