Assembléia Legislativa homenageia vice-reitor da UFG

Professor Benedito Ferreira Marques, ex-direitor da Faculdade de Direito, recebe o título de Cidadão Goiano.

              O vice-reitor da Universidade Federal de Goiás, Benedito Ferreira Marques, foi agraciado, nesta segunda-feira, dia 12, com o título de Cidadão Goiano, em sessão solene da Assembléia Legislativa, realizada no Plenário Getulino Artiaga. A sessão atende à Lei 14456, do ano de 2003, proposta pelo então deputado Bispo Walter Inácio, que faleceu em maio deste ano. O autor do requerimento é o atual deputado Honor Cruvinel, que presidiu a cerimônia de homenagem.

A sessão contou com apresentação de Ângela Barra e Heloisa Barra. Honor Cruvinel, primeiro a fazer uso da palavra, apresentou o professor Benedito Ferreira Marques e disse da sua honra e responsabilidade em ser o autor do requerimento. Lembrou o finado colega Walter Inácio, autor da lei que outorgara o título ao professor. Walter Inácio nem conheceu o professor Benedito, e propôs a homenagem baseado nas informações da vida acadêmica do mais novo cidadão goiano.

Repleto de autoridades, representantes de diversas instâncias do Estado e Município, professores, pró-reitores, alunos, o reitor da UFG Edward Madureira Brasil, familiares e amigos do vice-reitor, o plenário assistiu a um discurso emocionado e poético, prova do talento e eloqüência do homenageado.

        Maranhense de Barro Branco, graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, Benedito Ferreira Marques contou, em tom nostálgico, como ocorreu a sua vinda para Goiânia, em 1973, devido a uma reestruturação do quadro jurídico de funcionários do Banco do Brasil, do qual já fazia parte. O plano inicial era depois se mudar para Brasília, destino que seria “arquivado” mais tarde.

        Com suas três especializações, em Direito Civil, Comercial e Agrário, Benedito foi convidado para ministrar aulas na Universidade Católica de Goiás (UCG). Três anos se passaram e depois de tomar gosto pelo magistério, estava na UFG, onde, além de professor adjunto, exerceu cargos administrativos como coordenador do mestrado em Direito Agrário, diretor da Faculdade de Direito, até chegar à vice-reitoria, em 2006.

        “Depois de ser professor adjunto no último nível, devia a mim mesmo o doutorado, que conclui sem me afastar da sala de aula”, contou o professor Benedito, que é doutor em Direito Agrário pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pelas suas contas, dos 34 anos de trabalho no Estado de Goiás, completados um dia antes da homenagem, 90% foram dedicados ao magistério.

        Visivelmente emocionado, Benedito Ferreira, aos 68 anos de idade, lembrou e agradeceu a dedicação de seus pais, representados pelo irmão mais velho Raimundo Ferreira, vindo do Maranhão especialmente para a solenidade. Agradeceu ainda o apoio da esposa e das filhas, sem esquecer dos colegas de Banco do Brasil e irmãos da Maçonaria.

Fonte: Assessoria de Comunicação