Universidade realiza primeira edição do Technology, Entertainment and Design (TEDxUFG)
Tecnologia, Entretenimento e Design, três pontos que juntos movem o mundo. E foi pensando neles que, em 1984, os estadunidenses Richard Saul Wurman e Harry Marks fundaram o Technology, Entertainment and Design (TED) com um simples, porém, grande objetivo: difundir novas ideias. Anualmente, pessoas diferentes reúnem-se nesse evento para expor a uma plateia de duas mil pessoas a sua ideia. O TED já contou com palestrantes como Bill Clinton, Michele Obama, e Bill Gates. O sucesso é tanto que, apesar de possuir tantos lugares na plateia, os ingressos acabam um ano antes. Atualmente o TED é mantido pela The Sapling Foundation e conta com a orientação de Chris Anderson, seu curador desde 1996.
A Universidade Federal de Goiás recebeu em seu Centro Cultural no último sábado, 31 de março, a primeira edição do TEDxUFG. Mas o que seria o TEDx? Com o objetivo de difundir ainda mais as ideias, o TED criou o TEDx, um programa local, organizado de forma independente e sem fins lucrativos, o qual segue a linha do TED.
Segundo Leonardo Guedes, membro da organização e professor da Escola de Engenharia Elétrica e de Computação (EEEC/UFG), o TEDx é licenciado para um curador, podendo se encaixar dentro de diferentes modalidades. Uma delas é a universitária, nesse caso associando o TED à UFG. Leonardo ainda explica: “É uma marca regional muito forte, que é a UFG, ligada a uma marca mundial, que é o TED. Uma ação dentro da UFG com um olhar internacional”, diz o professor.
Palestrante Maurício Cury apresentando "o 'X' da questão"
“Em todo o mundo milhares de pessoas estão se reunindo para experimentar o poder das ideias”, assim começa a fala de Chris Anderson, curador do TED, ao se referir ao TEDx. E foi isso o que aconteceu no TEDxUFG. Foram escolhidos cerca de 20 palestrantes de diferentes áreas do conhecimento para compartilhar suas ideias com uma plateia de 100 pessoas, escolhidas entre mais de 300 inscritos.
A plateia pôde acompanhar o sonho da professora da Faculdade de Educação da UFG, Vanessa Gabassa. O sonho de escolas em que os alunos pudessem aprender tudo o que desejassem por meio das Comunidades de Aprendizagem. Puderam conhecer a ação da mestranda em Comunicação da UFG, Lívia Figueiredo, mediante a criação de um jornal local na cidade de Inhumas. Pôde acompanhar pelo vídeo de uma TEDTalk a palestra de Sir Ken Robinson, com a temática “Tragam a revolução no aprendizado!”, e também pôde apreciar a música da banda local Grupo Sertão. Diferentes áreas do conhecimento, que, reunidas uma vez por ano, trabalham com um único objetivo: “Espalhar boas ideias para o mundo”.
Vanessa Gabassa e o sonho das Comunidades de Aprendizagem
Fonte: ASCOM/UFG
Categorias: Evento