Reitor recebe ex-ministro de Ciência e Tecnologia

Sérgio Rezende visita a UFG para ministrar palestra na XXIX Semana de Física e discute investimentos em CT&I

Na manhã de hoje, Edward Madureira Brasil recebeu Sérgio Rezende, ex-ministro de Ciência e Tecnologia entre os anos de 2005 a 2010, com o objetivo de relembrar avanços e discutir desafios da área. Sérgio Rezende considera que o país está vivendo um ótimo período para investimentos em ciência, tecnologia e inovação e que as instituições de ensino superior devem estar atentas para participar ativamente desse cenário. Durante o encontro ele destacou que “o sistema de educação hoje tem o desafio de dar qualidade a esta rápida expansão”.


Entre outros desafios a serem superados, os participantes apontaram a necessidade de pensar maneiras de propiciar a contratação de técnicos de laboratório, para colaborar com as inúmeras pesquisas realizadas nas universidades. O ex-ministro, professor na Universidade Federal de Pernambuco desde 1972, afirma que sua atuação em atividades administrativas não o afastou completamente da área acadêmica. Somente este ano ele já ministrou 15 palestras, além de participar de atividades de pesquisa.



Ciência sem Fronteiras 

Sérgio Rezende considera que o programa Ciência sem Fronteiras foi implantado em um momento muito bom. Segundo ele, o Brasil está crescendo economicamente, ampliando seu mercado, distribuindo renda, e, para isso, precisa de mão de obra qualificada. Dessa forma, os jovens brasileiros formados no exterior serão devidamente inseridos no mercado de trabalho.

O professor completou afirmando que a parceria entre governo e iniciativa privada é um caminho importante para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. Sérgio Rezende lembrou o exemplo de empresas de diversos países que se desenvolveram e cresceram em inovação, mediante o estímulo de programas do governo. “Vale lembrar que as empresas podem fazer esses investimentos com incentivos governamentais”, concluiu o professor.

Fonte: Ascom-UFG