HC participa de Campanha da Voz 2012

Serviço de Otorrinolaringologia realiza campanha com professores e funcionários do HC a partir desta segunda-feira (16/04)

A voz humana é única, é parte de nossa individualidade e é por meio dela que podemos expressar nossos sentimentos e emoções, nos comunicarmos, além de ser instrumento de trabalho para a maioria da população. Nesta segunda-feira, dia 16, é celebrado em diversos países o 10º Dia Mundial da Voz.

 

Em comemoração a essa data especial, a Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), em parceria com sua entidade mãe, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), promoverão a Campanha da Voz 2012. O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da UFG participará da campanha, orientando pacientes, familiares, e interessados, e realizando a triagem de 50 profissionais do HC para a realização de exames clínicos para diagnosticar problemas e doenças da voz. Serão distribuídas 50 senhas aos interessados nesta segunda-feira, dia 16, no Ambulatório de Otorrinolaringologia, a partir das 08 horas.

 

Os atendimentos serão realizados durante a semana. Em casos de indicação clínica de alteração da voz, a pessoa atendida será encaminhada para tratamento no Ambulatório de Otorrinolaringologia do HC.

 

A Campanha - O objetivo da Campanha da Voz é alertar a população para os cuidados com a voz e a prevenção das principais doenças que acometem o aparelho vocal, com destaque para o câncer de laringe. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o mal atinge cerca de 10 mil pessoas, todos os anos, no Brasil. Para 2012, a previsão do INCA é de que surjam 7 mil novos casos da doença.

 

Outras doenças que podem atingir a laringe, consideradas benignas, são as classificadas como lesões estruturais mínimas, tais como cistos, nódulos, e as doenças gástricas, que levam ao refluxo laringo-faríngeo.

 

As pessoas não costumam se preocupar com a voz”, alerta o especialista e chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do HC, Claudiney Cândido Costa. Segundo ele, rouquidão, tosse e pigarro persistentes há mais de 15 dias são sinais de lesões na laringe. Por isso, é importante que a pessoa procure um otorrinolaringologista. “Quanto mais precoce for o diagnóstico, menos agressivo será o tratamento”, diz. Lamentavelmente os hábitos de prevenção não fazem parte da cultura brasileira. Assim, o paciente com problemas vocais geralmente só procura o especialista quando a doença está bastante avançada.

 

Fatores de riscoO consumo de tabaco e bebidas alcoólicas ocupam papel de destaque entre os riscos para as neoplasias de cabeça e pescoço. A exposição profissional a agentes químicos e antecedentes familiares também estão associados aos fatores de riscos do câncer de laringe.

 

Alimentação saudável, beber bastante água e não abusar da voz, sabendo coordenar a respiração com a fonação são fundamentais para se manter a saúde vocal.

Fonte: Ascom HC/UFG