Aberta exposição Videoarte e Arquipélago no Centro Cultural da UFG
Texto: Murilo Santos
Fotografias: Carlos Siqueira
Um bom público compareceu na noite desta quinta-feira (16) à abertura oficial da Estação Videoarte, no Centro Cultural da UFG, na Praça Universitária. Trata-se de um diálogo entre as Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, trazendo à Goiânia dois destacados artistas de Belém (PA): Alberto Bitar e Armando Queiroz. Simultaneamente foi aberta também a exposição Arquipélago, que apresenta o conjunto de 24 obras de artistas brasileiros selecionados no Acervo CCUFG.
A Estação Videoarte é um projeto orientado para a divulgação da produção e formação de novos artistas. Um ponto de parada para exibição de trabalhos e transmissão de conhecimentos sobre o experimentalismo contemporâneo em vídeo. As obras da exposição se estruturam no contato entre as subjetividades e a realidade do espaço e tempo em que vivem. O programa educativo envolve palestras, leitura de portfólio e workshop debatendo conceitos e procedimentos técnicos.

Exposição Videoarte
O professor Carlos Sena Passos, diretor e coordenador de Artes Visuais, do Centro Cultural UFG, destacou a importância da Estação Videoarte na universidade. “É outra maneira poética de abordar movimentos. O cinema e o documentário cresceram muito e Goiânia está caminhando nessa direção”, argumentou. A exposição dos trabalhos de Armando Queiroz e Alberto Bitar conta com o apoio da Funarte (Fundação Nacional de Artes).

Exposição Arquipélago
Arquipélago - Sobre a exposição, o professor Carlos Passos - curador da mostra – explicou que a cada semana haverá uma atração diferente, com a previsão de um grande seminário. Ele disse também que o acervo é um laboratório para que no futuro seja criado um museu. A inciativa da exposição surgiu da convivência com o atual acervo da reserva técnica do CCUFG.
PROGRAMAÇÃO/VIDEOARTE
De 17/05 a 19/07 - Visitação à exposição. De segunda à sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00.
18/05 - Divulgação dos artistas selecionados para leitura de portfólio e workshop.
18/06 - Visita Guiada à exposição conduzida pelo curador, às 20:00. Galeria 2 do CCUFG.
19/06 - Palestra 1: Encontro com Armando Queiroz, às 20:00. Sala de Ação Educativa do CCUFG.
De 20 a 22/06 - Leitura de portfólio por Armando Queiroz. Das 14:00 às 18:00. Sala de Ação Educativa do CCUFG.
25/06 - Palestra 2: Encontro com Alberto Bitar, às 20:00. Sala de Ação Educativa do CCUFG.
De 25/06 a 04/07 - Workshop ‘Quase todos os dias – Goiânia’ ministrado por Alberto Bitar. Das 14:00 às 18:00. Sala de Ação Educativa do CCUFG.
Fonte: Ascom/UFG