Estudantes realizam ato por um transporte público de qualidade

Manifestação contra o aumento da tarifa e pelo passe livre ocorre nesta sexta-feira, 15 de abril. Toda a comunidade é convidada

Quem depende do transporte coletivo para se deslocar pela cidade de Goiânia tem muitos motivos para reclamar: diminuição dos carros em circulação, constantes atrasos dos ônibus, condições precárias dos veículos, superlotação, mudança no itinerário das linhas sem que tenha sido feita consulta à população etc. Essa, aliás, é uma situação que há décadas perdura na capital.

Tendo isso em vista, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e os Centros Acadêmicos dos cursos de graduação da UFG convidam toda a comunidade para participar de um ato de rua, nesta sexta-feira, 15 de abril. A concentração será feita às 10h, em frente ao ponto de ônibus da Faculdade de Letras, no Câmpus Samambaia. Na ocasião, também participarão do protesto estudantes secundaristas, projetos de extensão popular e Associações de Moradores.

O que motiva o movimento estudantil a realizar a manifestação é, sobretudo, a possibilidade de aumento do preço do bilhete de ônibus para R$ 2,50 e, ainda, a "luta histórica" pelo passe livre estudantil. Esta, inclusive, foi mote de campanha entre os candidatos ao governo de Goiás nas eleições de 2010. O passe livre é direito adquirido pelos estudantes em cidades como Cuiabá e Rio de Janeiro.

A pauta completa das reivindicações pode ser conferida no blog do Centro Acadêmico de História. Foram solicitadas reuniões junto à direção da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), ao Ministério Público e ao Governo de Goiás. No entanto, de acordo com o DCE, ainda não há respostas ou agendamentos confirmados.

Fonte: DCE/UFG