Projetos da Incubadora de Empresas da UFG são contemplados com bolsas do CNPq

Os projetos são voltados para área de fomento tecnológico e o objetivo é inserir pesquisadores em empresas menores

O Programa de Incubação de Empresas (Proine) da UFG teve dois trabalhos contemplados com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os trabalhos são dos empreendedores André Ramos e Vagner Sacramento.O primeiro trabalha com adaptação protocolos relacionados a saúde e ao esporte para as características da população brasileira, com o título “Rede Social aplicada à validação de metodologias e teorias em Saúde e Esportes” o projeto conta com o apoio do Proine-UFG e do Instituto de Informática (INF) da UFG e a empresa tem o nome de Requisito Tecnologia LTDA.

Enquanto o trabalho de Vagner Sacramento é voltado para redução de prejuízos com roubos e acidentes no Transporte Rodoviário de Cargas, para isso foi desenvolvido um software para gerir os riscos de acordo com a localização da carga. O título do projeto é “Sistema de Gerenciamento de Risco Logístico para Prevenção de Roubos e Acidentes Veicular”, e a empresa chama-se Cuia Internet Brasil.

A bolsa para formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE) é um conjunto para financiar iniciativas na área tecnológica. A iniciativa foi do Ministério de Ciência e Tecnologia e do CNPq desde 2007 para incentivar o ingresso de pesquisadores (mestres e doutores) em micros, pequenas e médias empresas.

Fonte: Ascom/UFG