Seminário discute gestão da informação nas políticas públicas

Evento marca a parceria efetiva entre UFG e Governo do Estado por meio do Centro de Documentação, Informação e Memória (Cdim)

Durante o dia de hoje o auditório da Faculdade de Educação da UFG recebe o I Seminário de Gestão da Informação do estado de Goiás. O encontro comemora a parceria de sucesso entre a UFG e o governo de Goiás, que tem como fruto o primeiro ano de existência do Centro de Documentação, Informação e Memória (CDIM), que funciona no câmpus II da UFG. O seminário, que teve como público alvo servidores estaduais, visou incentivar discussões sobre a gestão da informação nas políticas públicas e apresentar um diagnóstico preliminar da gestão da informação nos órgãos públicos.

O CDIM, que nasceu de uma idéia do professor Fausto Miziara (FCS), é coordenado pela UFG e pela Secretaria da Fazenda do estado de Goiás (Sefaz). O centro proporciona um espaço onde órgãos governamentais e universidade encontram informações confiáveis e de qualidade. A parceria se torna possível pois, ao mesmo tempo em que a universidade tem acesso a informações que auxiliam suas pesquisas, o CDIM contribui para a construção de políticas públicas do governo. O órgão disponibiliza a Biblioteca Digital, que permite ao usuário buscar informações previamente cadastradas. Apesar do acervo digital ainda estar em fase inicial, o trabalho tem sido realizado para aumentar a disponibilização de documentos pertencentes aos órgãos estaduais e a instituições de ensino superior.

Na abertura do seminário estiveram presentes o vice-reitor da UFG, Benedito Ferreira Marquês, o secretário Joel Sant’anna, da Secretaria de Tecnologia do Estado de Goiás (Sectec), Leonardo Guedes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), o superintendente de gestão de Tecnologia da Informação da Sefaz, Marco Antônio Brener, e o superintentente regional do Banco Itaú, Júlio Nascimento. O vice-reitor da UFG reafirmou o apoio da universidade a projetos que fomentem o conhecimento e destacou a importância de projetos como este voltados para a gestão da informação.

Palestra – Após a abertura foi ministrada a palestra "A gestão de informação no contexto de políticas públicas" pelo professor Ricardo Rodrigues Barbosa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em sua fala Ricardo Rodrigues destacou as mudanças tecnológicas que geram cada vez mais informação e a necessidade da participação das diversas áreas do conhecimento em prol de uma abordagem integrada dessas informações, gerando assim um melhor aproveitamento. O professor destacou ainda que a gestão da informação e do conhecimento nos órgãos públicos proporcionam eficiência da gestão, melhores serviços à população, transparência, além de promover a competência informacional de servidores e cidadãos.

Fonte: ASCOM/UFG com informações da assessoria da Sefaz