Reitor e pró-reitores da UFG em reunião de universidades federais

Encontro inédito pretende formar rede de apoio entre as Ifes para colaborar com o desenvolvimento da região Centro-Oeste

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Edward Madureira Brasil, e toda a equipe de pró-reitores da universidade, participam, desde ontem (14), do I Encontro das Universidades Federais do Centro-Oeste, que está sendo realizado na Chapada dos Guimarães (MT). O encontro foi aberto com a palestra sobre ‘Políticas de desenvolvimento do Centro-Oeste’, proferida pelo coordenador de Gestão da Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SCO) do Ministério da Integração Nacional, Paulo Roberto André, e a mesa-redonda com os diretores das Fundações de Apoio à Pesquisa (FAPs) dos Estados da região Centro-Oeste e do Distrito Federal.

 


Coordenado pelo reitor da UFG e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para a região Centro-Oeste, o evento reúne reitores e pró-reitores das Universidades Federais de Mato Grosso (UFMT), de Goiás (UFG), de Mato Grosso do Sul (UFMS), da Grande Dourados (UFGD) e da Universidade de Brasília (UnB), e representantes do Ministério da Integração Nacional. O objetivo é otimizar as ações executadas pelas cinco instituições federais de ensino superior e promover o desenvolvimento sustentável da região Centro-Oeste. A proposta é discutir e pensar de forma estratégica o desenvolvimento econômico, social e científico do Centro-Oeste.

 


O vice-reitor da UnB, João Batista de Sousa, destacou a importância da reunião. “Esse é um evento inédito para a região”, afirmou ao observar que, neste momento, gestores de cinco universidades discutem administrativa e academicamente a apresentação de projetos que possam ser executados em conjunto, visando ao desenvolvimento sustentável do Centro-Oeste, região estratégica para o país.

 


“As universidades já executam programas de forma isolada e, juntas, poderão ser uma ajuda ímpar para o desenvolvimento do Centro-Oeste, principalmente pelos biomas importantes como o cerrado e o pantanal”, frisou a reitora da UFMS, Célia Maria da Silva Oliveira. Para o reitor da UFGD, Damião Duque de Farias, as instituições de ensino superior têm forte inserção nas comunidades que compõem a região e o estreitamento das relações e o fortalecimento dessas instituições podem criar espaços mais positivos, potencializar as ações e a articulação de forças para demandar mais recursos.

 


Confiante nos resultados produtivos dessa primeira reunião e no compartilhamento de soluções da rede de cooperação, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, propôs a realização anual desse encontro. “Podemos pensar projetos de extensão, de pesquisa, de Graduação e Pós-graduação”, sugeriu.

 

Propostas

 

Várias propostas conjuntas foram elencadas durante a reunião, e serão discutidas nos fóruns regionais por meio de interlocutores indicados pelos pró-reitores de cada área. Porém, algumas propostas já podem avançar a partir de agora. São elas:

 

- Formação de professores da Educação Básica

- Educação a Distância

- Rede Pró Centro-Oeste (pesquisa)

- Rede de Mobilidade Estudantil entre as Ifes do Centro-Oeste

 

 

 

Fonte: UFMT

Categorias: Parceria