2ª Bienal do Livro de Goiás aberta em solenidade prestigiada por autoridades

Feira teve participação da UFG e programação intensa de oficinas, palestras e apresentações culturais

A solenidade de abertura da 2ª Bienal do Livro de Goiás ocorreu na quarta-feira dia 29 de abril, no Centro de Cultura e Convenções com a presença de personalidades do estado de Goiás. Para cortar simbolicamente a faixa do evento estavam o escritor goiano e homenageado Bariani Ortêncio; o governador do estado, Alcides Rodrigues Filho; a secretária estadual de Educação, Milca Severino; a presidente da Agência Goiana de Cultura Pedro LudovicoTeixeira (Agepel), Linda Monteiro; o reitor da Universidade Católica de Goiás, Wolmir Amado, e o secretário de Cultura de Goiânia, Kleber Adorno.

 

Durante a solenidade foi executado o Hino Nacional e o Hino de Goiás pelo Coro Ciranda da Arte, com tradução simultânea em libras. A professora Milca Severino deu inicio à abertura, agradecendo a todos os presentes e aos que apoiaram a realização da Bienal. Milca explicou que a escolha do homenageado, Bariani Ortêncio, foi de comum acordo entre a Secretaria Estadual de Educação e a Agepel, com o intuito de homenagear um escritor vivo, que pudesse vivenciar as emoções de uma homenagem. O nome do escritor Bariani Ortêncio foi votado por unanimidade em todas as entidades culturais do estado.

 

Na feira foram montados estandes de editoras e autores autônomos, além de espaços para a realização de palestras e oficinas. O estande da UFG na 2ª Bienal do Livro de Goiás está ambientado com escoras de madeira e algumas imagens de animais. De acordo com o gerente das livrarias da UFG, Henrique Bezerra de Araújo, a proposta da decoração é criar um universo lúdico, relembrando o bosque do câmpus II da universidade e seus mistérios. Para a visitante da exposição, Eliene Ferreira Bezerra, o estande é bem diversificado, com livros de várias áreas. Com relação à ambientação, Eliene diz ser bem original. “É diferente dos outros estandes e lembra Goiás, o cerrado”, ressalta a visitante.

 

No estande da Editora da UFG os livros publicados pela editora têm desconto de 20%, os livros de outras editoras expostos no estande não participam do bônus livro, dessa forma, os descontos praticados variam de 10 a 20%. Os livros contemplam áreas de filosofia, sociologia, artes, moda, literatura infantil, política, música, teatro, literatura juvenil, educação e leitura. Além dos livros expostos, também são vendidos os produtos da Livraria UFG, como botons, camisetas, canetas, canecas, agendas e marcadores de livros. Algo que chama a atenção  na ambientação do estande é um macaco colocado no lustre, feito de dobraduras de papel, com 1.100 dobras.

A 2ª Bienal do Livro de Goiás vai até o dia 03 de maio, aberta ao público das 8h às 22h no Centro de Cultura e Convenções. Para amanhã, às 19h, está prevista uma palestra com o cantor e compositor Gabriel O Pensador, sobre o livro O Diário Noturno. Na sexta-feira (01) será realizada palestra com o professor de Língua Portuguesa, Sérgio Nogueira Duarte da Silva – que participa do bloco Soletrando do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo – sobre a reforma ortográfica. Para ver a programação completa acesse: www.educacao.go.gov.br/bienal/programacaocultural/shows.asp


 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Bienal