UFSCar divulga resultado do projeto de implementação de Centros Regionais de Tecnologia de Materiais

O estado de Goiás foi o escolhido da região Centro-Oeste

O Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais (CCDM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) divulgou o resultado final do projeto “Estudo Prospectivo para Implementação de Centros Regionais de Tecnologia de Materiais”. O objetivo do projeto foi o de selecionar, dentre os estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, três estados que estivessem mais aptos a abrigar um Centro de Tecnologia em Materiais.
 
Na região Centro-Oeste, Goiás obteve resultados superiores em todas as variáveis de avaliação, com exceção do indicador relativo a recursos humanos, no qual o Distrito Federal possui maior participação. Com o resultado, o estado de Goiás foi indicado como o mais propício para abrigar um Centro de Tecnologia de Materiais no Centro-Oeste.

A pesquisa de campo foi realizada de dezembro de 2007 a dezembro de 2008 e englobou os seguintes estados: Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Amazonas, Pará, Goiás e o Distrito Federal. Em Goiás, foram realizadas reuniões com departamentos da UFG que desenvolvem atividades relacionadas à tecnologia de materiais.

Os resultados obtidos com o projeto representam as indicações que o CCDM recomenda à Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). As decisões finais acerca da localização e dos recursos a serem alocados nos diferentes estados estão a cargo da FINEP. O projeto do CCDM teve apoio financeiro da FINEP e foi executado sob a coordenação dos professores Nelson Guedes de Alcântara (Departamento de Engenharia de Materiais/DEMA/UFSCar) e Mário Otávio Batalha (Departamento de Engenharia de Produção/DEP/UFSCar).

 

Quer receber as notícias da UFG no seu email? Assine a Lista UFG de Notícias. Para assinar, clique aqui.

Fonte: Ascom/UFG