Exposição fotográfica reúne brasileiros e franceses na UFG
As obras do artista Fernando Rabelo trazem Paris para a Biblioteca Central até o dia 20 de abril
Francês foi o idioma predominante no lançamento da exposição Imagens de um flâneur brasileiro em Paris, que ocorreu no dia 27 de março na Biblioteca Central da UFG. As obras, do fotógrafo Fernando Rabelo, trazem até o espectador um olhar diferenciado da capital francesa. Prédios, pessoas, jardins e momentos de protestos são retratados com base em uma percepção intuitiva de Paris. A exposição, com entrada franca, ficará na biblioteca até o dia 20 de abril.
A mostra é uma parceria entre a Coordenadoria de Assuntos Internacionas (CAI) da UFG e a Aliança Francesa para comemorar o ano da França no Brasil. “É interessante porque é um artista brasileiro que fez um trabalho na França e é resultado de intercâmbio e de uma relação de amor. É um envolvimento cultural entre os nossos países”, comentou o diretor da Aliança Francesa, Christophe Tihibaudeau, que prestigiou o evento.
De acordo com a coordenadora da CAI, professora Ofir Bergemann, o objetivo é mesmo promover a cultura francesa no país. Ela conta que a parceria entre a universidade e a Aliança Francesa já está consolidada e oferece a toda comunidade acadêmica desconto no curso de francês da Aliança, o que favorece o intercâmbio de estudantes e professores dos dois países.
Intercâmbio
A estudante francesa de agronomia, Eve Pottiez, está há um mês na UFG e considera que tais eventos são importantes para manter o desenvolvimento da relação entre França e Brasil, além de gerar riqueza cultural para os participantes. Neste contexto, as pesquisadoras francesas Catherine Aubertin e Florence Pinton, do Institut de Recherche pour le Developpement (IRD), vieram participar de um projeto no Instituto de Estudos Socioambientais (IESA).
A pesquisa envolve a biodiversidade e biotecnologia no cerrado. Segundo Catherine Aubertin, elas já realizaram uma conferência para os estudantes da pós-graduação, e a programação segue com trabalhos de campo. A visita das pesquisadoras está prevista para durar três semanas.
Além da exposição, outros eventos estão sendo articulados. O professor de Direito Ambiental, José Antônio Tietzmann, realizou doutorado na França, e revelou que a Faculdade de Direito está preparando um congresso franco-brasileiro sobre gestão territorial e sustentável, previsto para ocorrer em setembro.