Exposição fotográfica provoca novos olhares sobre a Marginal Botafogo
Desde o último sábado, 14 de fevereiro, motoristas e pedestres que passarem pela Marginal Botafogo tem a oportunidade de conferir a exposição fotográfica Obra Marginal, concebida pela professora Ana Rita Vidica, da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) da UFG. A exposição, com patrocínio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), está montada ao longo da avenida. São sete outdoors e 18 painéis que retratam a via rápida com fotografias alteradas artisticamente.
As fotografias, tiradas de diferentes pontos da própria Marginal Botafogo, ganharam colorido extra no computador. O objetivo da professora é despertar o olhar do público para as paisagens urbanas. “As pessoas estão acostumadas a andar pela cidade sem observar o cenário em volta”, afirma.
Outro diferencial da exposição é a forma de o público apreciar as obras. Em vez de uma galeria fechada, as obras estarão expostas em um espaço aberto e inseridas no ambiente urbano. “Nesta exposição, as pessoas não vão parar para observar, como fazem nas galerias ou museus. Elas apreciarão as obras enquanto transitam pela cidade”, explica Ana Rita.
A professora espera a participação do público no decorrer da exposição. O site do projeto, www.obramarginal.com.br, tem uma seção reservada para os comentários dos “passantes”. A exposição Obra Marginal estará na Marginal Botafogo por 45 dias. Depois, será transferida para a Galeria Marina Potrich, em Goiânia.
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Arte