Aberta exposição _Semblantes_ na Faculdade de Artes Visuais

Fábio Baroli, Moisés Crivelaro e Pedro Ivo Verçosa expõem pinturas de retratos em óleo sobre tela, feitas em ateliê coletivo

De 30 de setembro a 30 de outubro de 2008, a Galeria da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV – UFG) recebe a exposição “Semblantes”, dos artistas Fábio Baroli, Moisés Crivelaro e Pedro Ivo Verçosa. O trabalho dos três artistas compreende pinturas que se inserem na categoria retratos, feitas em óleo sobre tela, e resultado de um trabalho realizado em ateliê coletivo.

 

A exposição é a terceira contemplada pelo Edital da Galeria da FAV, que selecionou seis propostas a serem apresentadas ao público até 2009. Ciça Fittipaldi, membro do Conselho Consultivo Curatorial da Galeria da FAV, explicou que o espaço não tem o escopo exclusivamente acadêmico, por isso a importância de exposições como essa e a abertura de um edital com inscrições de trabalhos do país inteiro.

 

“A proposta da galeria é trabalhar com um espaço do circuito da Arte, de forma mais abrangente possível, que não se restrinja à região Centro-Oeste. Esse trabalho sendo reconhecido, a galeria já é uma das melhores desse tipo no país e nosso próximo passo é a construção do Museu Universitário”, ressalta Ciça Fittipaldi.

 

A exposição “Semblantes” apresenta pinturas de Fábio Baroli, Moisés Crivelaro e Pedro Ivo Verçosa. Há quase dois anos, os três artistas produzem as obras em um ateliê coletivo, em Brasília. “A idéia de ateliê coletivo é moderna. Antes, as relações artísticas eram entre mestre e aprendiz. Aos poucos, a idéia do ateliê como um espaço fechado e exclusivo vai se transformando e dando lugar ao ambiente coletivo, baseado nas trocas de experiências”, explica Fábio Baroli.

 

Moisés Crivelaro ressaltou que as obras possuem interferência dos três, mas são individuais. “Nossa semelhança é o retrato, mas temos formas bem distintas de trabalhar isso. Cada um com seu direcionamento, com seu embate pessoal, levando em consideração as trocas de experiências que o ambiente coletivo proporciona”, esclarece Moisés.

 

Fábio Baroli lembra que “a exposição é um trabalho rico pela diferença. São três artistas que trabalham a mesma questão, produzida no mesmo espaço, mas exteriorizada de três formas diferentes”.

 

A exposição “Semblantes” estará aberta para visitação de 30 de setembro a 30 de outubro, das 8h às 17h, na Galeria da FAV, no Câmpus Samambaia da UFG. Mais informações no site http://www.fav.ufg.br/galeriadafav ou pelo telefone (62) 3521 1445.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Galeria