Medicina realiza abertura de três eventos científicos

Eventos promoveram interação entre a universidade e a comunidade

Nessa quinta-feira, dia 14 de agosto, no Teatro Asklépios, da Faculdade de Medicina (FM) da UFG, houve a abertura solene do I Encontro de Educação Médica do Centro-Oeste (Coemco), que ocorre simultaneamente ao XX Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina (Ecam) e ao VII Encontro das Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina. O professor Vardeli Alves, vice-diretor da FM, declarou aberta a solenidade, que ainda contou com as presenças do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, reitor da UCG, Wolmir Amado, do reitor da Uni-Evangélica Carlos Hassel Mendes da Silva, do diretor da FM, Heitor Rosa, do presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), Milton de Arruda Martins, da coordenadora regional docente da Abem, Myriam Oliveira Guimarães e de três acadêmicos de Medicina envolvidos na organização do evento.

Milton de Arruda demonstrou satisfação em participar da abertura do evento, pois acompanhou as inscrições e disse estar muito feliz porque as expectativas foram superadas. “Isso mostra o envolvimento cada vez maior dos alunos e docentes para o aperfeiçoamento da formação dos médicos”, declarou o presidente da Abem, que ainda elogiou a programação do evento.

O reitor da UCG destacou a assinatura da um convênio firmado com a UFG na manhã do mesmo dia. Para ele, as duas instituições foram crescendo juntas e têm muito que se ajudar: “Há uma experiência muito singular na Medicina, porque o curso da UFG tem uma longa tradição e muito a nos ensinar, e nós temos a força da inovação”, comparou Wolmir Amado. Ele destacou também a causa conjunta das duas universidades: “Somos irmãos de uma grande jornada, que põe em jogo a vida e a saúde da população”.

Para o reitor da UFG, Edward Madureira, é uma grande satisfação sediar o evento. Ele demonstrou orgulho pelos últimos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enade), em que os cursos da área de saúde da UFG obtiveram, segundo ele, “brilhante desempenho”. Sobre o congresso, Edward Madureira destacou: “Discutir formação, currículo, é fundamental. Precisamos sempre rever conceitos e nos atualizar”.

Heitor Rosa afirmou que os três encontros são frutos de uma “escola inquieta, que procura atividades didático-pedagógicas inovadoras”. De acordo com ele, o I Coemco é o resultado de um incansável trabalho de equipe e além dele, a realização do Ecam e do encontro das ligas acadêmicas é motivo de orgulho para a FM. Após as falas, a platéia foi entretida com uma apresentação cultural do Grupo de Teatro Oficina, da UCG.

Mais informações no site www.caxxia.com.br/coemco.

Fonte: Ascom/UFG