Estudantes da UFG conquistam Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente

Trabalho premiado propões sistema domiciliar de tratamento de esgoto por plantas

O tecnólogo em Construção Civil, Douglas Pereira da Silva Pitaluga, e o professor da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG, Rogério de Araújo Almeida, ambos estudantes do curso de especialização em Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos e Líquidos – Cersol, da Escola de Engenharia Civil da UFG, conquistaram o Prêmio Crea de Goiás de Meio Ambiente 2008, modalidade Saneamento. A premiação ocorreu na noite do dia 27 de novembro, no Atlanta Music Hall, com apresentação do artista Rolando Boldrin.

O prêmio tem o objetivo de incentivar e homenagear profissionais, personalidades, entidades de classe, instituições de ensino, municípios, pessoas jurídicas, propriedades rurais e programas que venham ou tenham contribuído por suas posições, ações e projetos na luta pela preservação, defesa ou conservação do meio ambiente no estado de Goiás.

A avaliação dos trabalhos foi feita por uma Comissão Julgadora, formada por conselheiros integrantes da Comissão de Meio Ambiente do Crea-GO, além de profissionais de comunicação e especialistas convidados. As modalidades foram: Urbanismo, Educação Ambiental, Geologia e Minas, Saneamento, Produção Limpa, Produção Agronômica, Meio Ambiente Rural e Imprensa.

O trabalho premiado, "Sistema domiciliar de tratamento de esgoto por plantas: uma contribuição ao ambiente da cidade de Goiânia", é fruto da pesquisa de monografia do curso de especialização dos estudantes. Tendo como referência as condições climáticas locais e como objetivo contribuir para a solução do problema dos esgotos de Goiânia, os alunos instalaram um sistema residencial de tratamento de esgoto, do tipo zona de raízes, precedido de tanque séptico, utilizando espécies vegetais nativas da região. O resultado de tratamento do esgoto doméstico obtido superou 80% de eficiência.

Fonte: EAEA/UFG