Hospital das Clínicas comemora hoje o Dia da Bandeira
Em comemoração ao Dia da Bandeira – 19 de novembro - o Voluntariado do Hospital das Clínicas da UFG, em parceria com os Lions Clubes de Goiânia, realiza nesta segunda-feira a solenidade de hasteamento da Bandeira Nacional, às 8h, em frente ao hall de entrada do HC.
O hasteamento da Bandeira Nacional é realizado ao som do Hino Nacional, com execução da Banda da Polícia Militar do Estado de Goiás. Durante a solenidade, está prevista a substituição da bandeira usada por uma bandeira nova, que foi doada pelo Lions Clube Serra Dourada de Goiânia.
O momento de saudação à bandeira é acompanhado pelo reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, pela diretora de Gestão de Pessoas do HC, enfermeira Alexandrina Maria Adorno, e por representantes dos 11 clubes Lions da Grande Goiânia – o governador do Lions do Distrito LB-2, José Francisco da Silva, o presidente do Lions Clube Serra Dourada de Goiânia, Mábio Alves Rabelo, os presidentes das Regiões F-G (compostas pelos clubes de Goiânia e entorno) e presidentes das Divisões F-G.
Este é o segundo ano de participação dos Lions Clubes de Goiânia na solenidade de hasteamento da Bandeira Nacional no HC. Os Lions Clubes são uma associação internacional, sem ligação com partidarismo político ou sectarismo religioso e sem fins lucrativos, composta por pessoas dispostas a servir às comunidades em suas necessidades. Dentre as principais obras realizadas pelos Lions Clubes de Goiânia está a criação da Fundação Banco de Olhos e da Faculdade Faclions.
Para a coordenadora do Voluntariado do HC, Coracilde da Silva, que também é associada dos Lions Clubes e presidente da Região G, é muito importante a realização desta cerimônia, pois “representa um ato de cidadania e de incentivo ao patriotismo”.
A bandeira é um dos Símbolos Nacionais do país. Em todas as apresentações no território nacional, a Bandeira deve ocupar lugar de honra, compreendido como uma posição central ou mais próxima do centro e à direita desta, quando com outras bandeiras, pavilhões, ou estandartes, em linhas de mastros, panóplias, escudos ou peças semelhantes.
Se em uma cerimônia, várias bandeiras forem hasteadas ou arriadas simultaneamente, a Bandeira Nacional deve ser a primeira a atingir o topo e a última a descer dele. Em dia de luto nacional, a Bandeira é hasteada e, depois de chegar ao topo, ela é baixada e deixada a meio-mastro. Esse gesto simboliza que o país está triste,
Mais informações no Voluntariado do HC, pelo telefone: (62) 3269-8366.
Fonte: Assessoria de Comunicação/HC