Professor da UFG representará o Brasil na África do Sul e na Suécia

O docente foi contemplado pela Agência Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e irá participar de cursos nos dois países.

O professor Eduardo Queija de Siqueira, da Escola de Engenharia Civil (EEC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), será o representante brasileiro no curso de Gestão de Bacias Hidrográficas Transfronteiriças, oferecido pela Agência Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Sida, do inglês Swedish Internacional Development Cooperation Agency). O curso será ministrado em dois países: na África do Sul, de 31/03 à 11/04, e na Suécia, de 09/06 à 15/06.

A etapa que será realizada no continente africano será de caráter prático, devido à experiência sul-africana com recursos hídricos contidos em bacias hidrográficas presentes em mais de um país (África do Sul, Botswana, Lesoto, Namíbia, Moçambique, Suazilândia e Zimbabwe). Na Suécia, os estudos serão teóricos.Com o intercâmbio, o professor espera abrir portas para os estudantes da UFG desenvolverem pesquisas nessa área, sobretudo na pós-graduação.

As despesas da viagem, de estadia e do curso serão custeadas pela Sida. A entidade trabalha com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições de vida das populações de baixa renda, por meio da redução das injustiças sociais e da pobreza no mundo e da criação de melhores oportunidades de desenvolvimento, paz e segurança para todas as nações. A Agência possui mais de 120 países parceiros na África, Ásia, América Latina, Leste Europeu e Ásia Central. Em 50 desses países, a Sida mantém programas de imersão.

Fonte: Ascom / UFG