Prefeito e secretário municipal de Saúde visitam o Hospital das Clínicas

Reitor solicita apoio para projetos de investimentos em infra-estrutura e aquisição de equipamentos para o HC

O prefeito de Goiânia, Íris Rezende, e o Secretário Municipal de Saúde, Paulo Rassi, visitaram o Hospital das Clínicas da UFG na manhã desta quarta-feira, dia 07, para um encontro com o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, e o diretor técnico do HC, Luís Arantes Resende, que representou o diretor geral, José Garcia Neto.

Na oportunidade, o reitor Edward Brasil solicitou o apoio do prefeito Íris Rezende junto ao Governo Federal para a aprovação de vários projetos referentes ao HC que se encontram em fase de avaliação pela equipe técnica da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), do Ministério da Saúde (MS). As propostas enviadas pelo reitor aos ministérios da Educação e da Saúde prevêem reformas em vários setores do HC, como a Clínica Cirúrgica, UTI Cirúrgica e Endoscopia, a aquisição de equipamentos para os setores de Radiologia, Centro Cirúrgico, Clínica Médica, Farmácia, Pronto Atendimento Infantil, Ambulatório de Otorrinolaringologia e Hemodiálise – esse último já aprovado tecnicamente pela SAS e aguardando parecer final -, além da construção de uma área de 364 m2 onde deverá funcionar 01 ambulatório para atender os portadores de Anemia Falciforme.

Ao todo, foram elaborados 23 projetos para o HC, que aguardam a aprovação do Governo Federal e, caso sejam aprovados, somam mais de 12 milhões de reais em recursos que deverão ser liberados pelo Fundo Nacional de Saúde.

O reitor Edward Brasil saiu confiante da reunião com o prefeito, à quem expôs  a necessidade de investimentos no HC para solucionar os atuais problemas enfrentados pelo hospital, como os de infra-estrutura e o quadro reduzido de funcionários, e ressaltou a importância das emendas parlamentares para a aprovação das propostas. “O prefeito é um profundo conhecedor do hospital, sabe dos problemas e necessidades do HC como também do potencial desse hospital para a região de Goiás, portanto acredito que muitas ações poderão ser desenvolvidas junto aos ministérios da Educação e da Saúde com o apoio do prefeito”, afirmou.

O prefeito Íris Rezende garantiu ao reitor o apoio para os projetos apresentados e disse que pretende buscar uma parceria da prefeitura com os governos estadual e federal para atender às necessidades do HC. “Goiânia se tornou hoje um centro de pesquisa médica devido ao trabalho desenvolvido no Hospital das Clínicas, que tem socorrido milhares de pessoas em Goiânia. Portanto, a prefeitura de Goiânia será solidária com a proposta e propõe viabilizar uma parceria com o Governo Federal na tentativa de conseguir esses recursos”, salientou. O prefeito também confirmou durante a reunião o custeio do asfalto do estacionamento que se encontra próximo ao Cerof – Centro de Referência em Oftalmologia.

O secretário municipal de saúde, Paulo Rassi, ressaltou a importância desses projetos para o HC e disse que a prefeitura se empenhará para a viabilização desses recursos. Atualmente, cerca de 90 profissionais da SMS trabalham no HC para tentar suprir o déficit de pessoal do hospital.

Fonte: Assessoria de Comunicação/HC