Prefeito e secretário municipal de Saúde visitam o Hospital das Clínicas
O prefeito de Goiânia, Íris Rezende, e o Secretário Municipal de Saúde, Paulo Rassi, visitaram o Hospital das Clínicas da UFG na manhã desta quarta-feira, dia 07, para um encontro com o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, e o diretor técnico do HC, Luís Arantes Resende, que representou o diretor geral, José Garcia Neto.
Na oportunidade, o reitor Edward Brasil solicitou o apoio do prefeito Íris Rezende junto ao Governo Federal para a aprovação de vários projetos referentes ao HC que se encontram em fase de avaliação pela equipe técnica da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), do Ministério da Saúde (MS). As propostas enviadas pelo reitor aos ministérios da Educação e da Saúde prevêem reformas em vários setores do HC, como a Clínica Cirúrgica, UTI Cirúrgica e Endoscopia, a aquisição de equipamentos para os setores de Radiologia, Centro Cirúrgico, Clínica Médica, Farmácia, Pronto Atendimento Infantil, Ambulatório de Otorrinolaringologia e Hemodiálise – esse último já aprovado tecnicamente pela SAS e aguardando parecer final -, além da construção de uma área de
Ao todo, foram elaborados 23 projetos para o HC, que aguardam a aprovação do Governo Federal e, caso sejam aprovados, somam mais de 12 milhões de reais em recursos que deverão ser liberados pelo Fundo Nacional de Saúde.
O reitor Edward Brasil saiu confiante da reunião com o prefeito, à quem expôs a necessidade de investimentos no HC para solucionar os atuais problemas enfrentados pelo hospital, como os de infra-estrutura e o quadro reduzido de funcionários, e ressaltou a importância das emendas parlamentares para a aprovação das propostas. “O prefeito é um profundo conhecedor do hospital, sabe dos problemas e necessidades do HC como também do potencial desse hospital para a região de Goiás, portanto acredito que muitas ações poderão ser desenvolvidas junto aos ministérios da Educação e da Saúde com o apoio do prefeito”, afirmou.
O prefeito Íris Rezende garantiu ao reitor o apoio para os projetos apresentados e disse que pretende buscar uma parceria da prefeitura com os governos estadual e federal para atender às necessidades do HC. “Goiânia se tornou hoje um centro de pesquisa médica devido ao trabalho desenvolvido no Hospital das Clínicas, que tem socorrido milhares de pessoas
O secretário municipal de saúde, Paulo Rassi, ressaltou a importância desses projetos para o HC e disse que a prefeitura se empenhará para a viabilização desses recursos. Atualmente, cerca de 90 profissionais da SMS trabalham no HC para tentar suprir o déficit de pessoal do hospital.
Fonte: Assessoria de Comunicação/HC