Expedição da UFG explora conhecimentos de Botânica no Sudeste
Uma caravana com aproximadamente 40 pessoas, dentre estudantes e professores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG e estudantes de outras universidades, como a Católica de Goiás (UCG), de Brasília (UnB), do Estado de Goiás (UEG) e da Faculdade Araguaia, partiu nesta sexta-feira, 25, rumo aos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. O objetivo da expedição é ampliar os conhecimentos sobre Botânica.
A primeira parte da viagem foi realizada na Reserva da Marambaia, no Rio de Janeiro (de 26 a 28/10). A reserva localiza-se em uma ilha e é controlada pela Marinha Brasileira. Durante a visita, será realizada uma aula de campo sobre as vegetações de Mata Atlântica e Restinga, ser ministrada pela professora Genise Vieira Somner, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
De lá, a expedição seguiu para São Paulo, rumo ao 58º Congresso Nacional de Botânica, o evento mais tradicional da botânica no Brasil. A equipe irá representar a UFG, Goiás e o Centro-Oeste no evento, com o objetivo de divulgar as potencialidades da nossa região. Na oportunidade, serão apresentados cerca de 20 trabalhos científicos pela equipe da UFG, dentre eles um que foi selecionado para concorrer ao Prêmio Verde da Sociedade Botânica do Brasil (premiação que contempla o melhor trabalho de iniciação científica na área de botânica do Brasil).
“Essa expedição é uma prova do crescimento da pesquisa e do ensino no ICB e na UFG, e que provavelmente trará benefícios para todo o estado e região Centro-Oeste", afirma o professorWalter Santos de Araújo, que integra a equipe. A expedição seguiu no ônibus da UFG, sob a coordenação da professora Vera Gomes-Klein (ICB/UFG) e o retorno será no dia 3 de novembro.
Fonte: Agência de Notícias