Incubadora Social da UFG tem projeto de implantação aprovado
A Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego (MET), divulgou a lista das 40 novas universidades que serão financiadas para promover a implantação de incubadoras sociais. A Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma das instituições, entre as 23 das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, que irá implantar o programa.
O Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc) financia a troca de experiências entre universidades e cooperativas populares. O processo consiste na promoção de atividades por parte das universidades com objetivo de formar e desenvolver cooperativas ou associações produtivas. A busca e a troca de conhecimentos entre trabalhadores e as incubadoras resulta, ao final, a conquista da autonomia econômica dessas cooperativas.
Para incentivar a formação das incubadoras de cooperativas populares serão investidos R$ 5 milhões em recursos, e a incubadora social da UFG teve aprovado o financiamento de R$ 140,000. Parte desse recursos, cerca de 84%, será aplicada em formação e capacitação de grupos, o que significa reforço das atividades de extensão praticada pela UFG. A incubadora social da UFG tem como objetivo promover a inserção sócio-econômica de pessoas de baixa renda, por meio de apoio à criação e ao desenvolvimento de Empreendimentos Econômicos Solidários ( EES ),em cooperativas e associações, que desenvolvam ações em diferentes setores da economia e cadeias produtivas.
A equipe inicial da incubadora social da UFG conta com 17 docentes , técnicos e estudantes das áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação, Direito, Educação Ambiental, Direitos Humanos, Comunicação, Saúde Coletiva, Engenharia, Cultura, Esporte e Lazer e Agricultura Familiar, além de voluntários.
Fonte: ASCOM/UFG