Servidores do Hospital das Clínicas participam de assembleia específica
Para marcar o retorno das atividades sindicais no ano de 2012, o SINT-IFESgo realizou, na quinta-feira, dia 2 de fevereiro, uma assembleia específica com os servidores técnico-administrativos do Hospital das Clínicas da UFG. A reunião ocorreu em frente à portaria de entrada da administração do hospital, com uma pauta que incluia assuntos como a continuidade das negociações com o governo sobre o plano de carreira dos servidores e reajuste salarial, a implantação do ponto eletrônico no hospital, alguns informes jurídicos e os encaminhamentos para a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospítalares (Ebserh).
De acordo com a secretária executiva do SINT-IFESgo, Fátima dos Reis, dois contratempos no início de 2012 interromperam a reabertura das negociações da categoria com o governo acerca de melhores condições de trabalho e reformulação dos critérios de ascensão na carreira. Um deles foi o falecimento do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, responsável pelas negociações com a categoria. O segundo contratempo foi a saída do ex-ministro Fernando Haddad do Ministério da Educação, substituído por Aloísio Mercadante. “Não temos perspectivas para dizer como serão conduzidas as negociações daqui para frente, temos que aguardar, mas temos que ter algo concreto até o dia 31 de março”, informou Fátima dos Reis.
Ebserh – A principal preocupação dos servidores que compareceram à assembleia dizia respeito à adesão da UFG à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). No dia 15 de dezembro de 2011 foi aprovada a Lei nº 12.550, que autorizou o Poder Executivo a criar a Ebserh, a qual será responsável por administrar os recursos humanos e financeiros dos hospitais universitários das instituições federais de ensino superior. A publicação do estatuto da empresa no Diário Oficial ocorreu em 29 de dezembro e o diretor da empresa em âmbito nacional será José Rubens Rebelato, que, até o ano passado, era diretor dos hospitais universitários federais e residências em saúde da Secretaria de Educação Superior do MEC.
De acordo com o diretor do SINT-IFESgo, João Pires, muitos servidores já estão se antecipando e procurando, no Departamento de Recursos Humanos da UFG, informações sobre aposentadoria ou transferência de unidade. “O debate agora na universidade é se a UFG irá ou não aderir à Ebserh, mas ainda não temos previsão de quando esse assunto entrará na pauta do Conselho Universitário”, declaou João Pires.
Entre os servidores o clima é de apreensão. A servidora Laura Paranaguá Lago declarou que o receio é de que os servidores percam força política para lutar pelos direitos já adquiridos. “Com a entrada de muitos celetistas seremos minoria aqui. Tenho medo das perdas salariais”, declarou a servidora.
Como alternativa para esclarecer todos os trabalhadores e usuário dos serviços do HC ficou definido que o sindicato promoverá seminários sobre a Ebserh.
Fonte: Ascom / UFG