Exposição revela a obra de Colemar Natal e Silva, fundador da UFG

A mostra _Centenário de Colemar Natal e Silva _ A saga de um fundador _ 1907-2007_ está aberta à visitação pública, na Casa de Cultura da Justiça Federal.

A UFG promove a exposição “Centenário de Colemar Natal e Silva – A saga de um fundador – 1907-2007”, na Casa de Cultura da Justiça Federal (Rua 20 nº 19, no Centro). A mostra, alusiva aos cem anos de nascimento do fundador da UFG, reúne peças que reconstituem a presença marcante de Colemar na área da cultura, do ensino superior, do direito e da literatura em Goiás. São fotografias, quadros, livros, documentos, processos, móveis e dezenas de outros objetos de grande valor histórico e cultural. 

A exposição foi organizada pela Divisão de Comunicações da UFG, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), a Academia Goiana de Letras (AGL) e a Casa de Cultura da Justiça Federal. Por ocasião da abertura da exposição, realizada no último dia 23, foi lançado um selo comemorativo ao centenário de Colemar, uma homenagem dos Correios, por meio de sua diretoria regional em Goiás.

A solenidade contou com a presença do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil; do vice-reitor Benedito Ferreira Marques; do diretor regional dos Correios em Goiás Sérgio Douglas Repolho Negri; do presidente do IHGG, Aidenor Aires; do presidente da AGL, Geraldo Coelho Vaz; da presidente da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel), Linda Monteiro; da professora Moema de Castro e Silva Olival, filha do homenageado. Também participaram os pró-reitores da UFG, Sandramara Matias Chaves (Graduação), Orlando Afonso Vale do Amaral (Administração e Finanças) e Jeblin Antônio Abraão (Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos); escritores, advogados, autoridades do Estado e do Município; diretores de unidades e órgãos da UFG; e professores eméritos da Universidade.

Durante a solenidade, o reitor Edward Madureira Brasil destacou a importância de se manter sempre viva a memória de feitos históricos empreendidos pelo fundador da UFG. E afirmou que pretende retornar ao patrimônio da UFG o atual prédio da Casa da Cultura, uma vez que o casarão era sede da antiga Faculdade de Direito da Universidade. “Pretendemos transformar este prédio em um centro de memória de Colemar Natal e Silva”.

O vice-reitor Benedito Ferreira Marques também cumprimentou a professora Moema Olival, filha e representante da família Colemar. Emocionado, lembrou passagens históricas da vida do fundador da UFG. Outros discursos, proferidos por Aidenor Aires, Geraldo Coelho Vaz, Moema Olival, Sérgio Repolho e Linda Monteiro, também expressaram reconhecimentos à ousadia e ao espírito empreendedor de Colemar Natal e Silva, pioneiro em várias causas na área do ensino superior, da cultura e da literatura em Goiás.

À oportunidade, a professora Moema Olival lançou o livro "Centenário de Colemar Natal e Silva - 1907-2007" (editora Kelps). Trata-se de uma coletânea de depoimentos de pessoas ilustres da área de cultura e da Universidade sobre o homenageado.

Fonte: ASCOM/UFG