Conselho de Integração com a Sociedade discute expansão do ensino superior

Entidade da UFG se reúne pela segunda vez desde que foi criada

Ocorreu nesta sexta-feira, dia 13, no auditório da Biblioteca Central (câmpus II), a reunião do Conselho de Integração com a Sociedade. Estiveram presentes o reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Divina das Dores de Paula Cardoso, que compuseram a mesa; além de outros pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e representantes da sociedade civil.

Esta é a segunda reunião realizada desde a implantação deste conselho, conforme prevê o Estatuto da Universidade. Foram discutidas alternativas para a expansão do ensino superior, aumento do número de vagas nas Universidades Federais e alternativas para o maior acesso ao ensino superior. Também foram discutidos projetos dos quais a UFG é parceira, como a Universidade Aberta do Brasil, que propõe a criação de cursos semi-presenciais.

Em sua fala, o reitor afirmou a necessidade de se resolver os problemas internos antes de se pensar em aumentar o número de vagas. “Não se pode pensar em expansão sem antes resolver nossos problemas internos”, afirmou. Também foi mencionada a necessidade de se aumentar o número de universidades federais no estado.

Comparado a estados como Mato Grosso do Sul, que possui uma população menor que a de Goiás e já possui duas universidades federais, ou Minas Gerais, que conta com o maior número de instituições federais de ensino superior (12 ao todo), Goiás ainda tem muito o que caminhar.

Fonte: Ascom