UFG promove curso de cirurgia urol_gica por v_deo

Cerca de 70 profissionais da _rea m_dica realizam o VII Curso de Cirurgias Urol_gicas por V_deo. Promovido pelo Departamento de Cirurgias da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goi_s e com apoio do Hospital das Cl_nicas (HC/UFG), o curso conta com a participa__o de 24 professores do Brasil e do exterior. O objetivo _ aprimorar a t_cnica de laparoscopia em urologia
Cerca de 70 profissionais da área médica realizam o VII Curso de Cirurgias Urológicas por Vídeo. Promovido pelo Departamento de Cirurgias da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás e com apoio do Hospital das Clínicas (HC/UFG), o curso conta com a participação de 24 professores do Brasil e do exterior. O objetivo é aprimorar a técnica de laparoscopia em urologia, que é o uso do vídeo para a realização de procedimentos cirúrgicos na área urológica.
“Esse é um dos melhores cursos do Brasil. A cada ano que passa temos um corpo docente mais qualificado e um curso mais organizado”, ressaltou o ex-diretor da Faculdade de Medicina, professor Paulo César da Veiga Jardim.
O professor e diretor do HC/UFG José Garcia Neto afirmou que pretende fazer mais parcerias em prol do conhecimento na área médica. “A idéia é fazer parcerias com projetos que venham a trazer evolução para a comunidade médica.”
“Apesar de a videocirurgia ter começado no HC dez anos após o primeiro procedimento feito em Goiás, o hospital universitário tornou-se um curso de referência em urologia e cresce a cada ano, muito devido ao esforço do coordenador do curso, o professor Gilvan Neiva”, enfatizou o diretor do Departamento de Cirurgias, professor Élio Ponciano.
“Organizamos este curso com respeito aos princípios éticos e científicos da pesquisa médica. Temos a licença da Vigilância Sanitária e do Conselho de Veterinária, devido ao uso de cobaias no curso”, assinalou o coordenador do curso, professor Gilvan Neiva. O curso, que compreende os módulos avançado e básico, prossegue até o próximo sábado, na Faculdade de Medicina da UFG.

Fonte: Assessoria de Imprensa da UFG