MEC abre per_odo de inscri__es para o PET
O Ministério da Educação abre, até 13 de abril, o período de inscrições para o programa de Educação Tutorial (PET), que pretende formar grupos de estudos, visando a melhor formação dos estudantes de graduação de Instituições de Ensino Superior (IES).
O PET é desenvolvido por grupos de estudantes organizados de acordo com os cursos de graduação das instituições de ensino superior. Todos os grupos são tutorados por um professor e devem se orientar pela harmonia entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
O objetivo do programa é desenvolver o espírito crítico dos alunos, contribuir para a boa formação acadêmica dos mesmos, além de estimular a formação de professores qualificados. Este ano o objetivo do programa é criar 30 novos grupos classificados em três lotes: o primeiro visa o desenvolvimento regional, priorizando as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) localizadas em estados da federação que ainda não participam do PET ou que possuam, no máximo, dois grupos. São elas: Acre, Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins, Piauí e Goiás.
O segundo lote visa atender as IES que apresentem propostas que, além de estarem vinculadas a um curso específico de graduação, se proponham a trabalhar em áreas como: meio ambiente e uso sustentável, políticas públicas de saúde, segurança alimentar, novos materiais e tecnologias, desenvolvimento urbano, recursos energéticos e biodiesel, ciências geonômicas e biotecnologia e desenvolvimento de software.
O terceiro lote é aberto as IFES localizadas em unidades da federação que possuam três ou mais grupos PET e demais IES, independentemente da sua localização geográfica.
Poderão se candidatar à tutoria de grupo PET somente os professores doutores que pertençam ao quadro permanente da universidade e não tenham nenhum outro tipo de bolsa acumulada.
Mais informações pelos número (61) 2104-8069, (61) 2104-8947 e (61) 2104-9989 ou pela página do Ministério da Educação: www.mec.gov.br/sesu.
Fonte: Assessoria de Imprensa/UFG