TV UFG recebe homenagem de Secretaria Municipal por combate ao racismo
Placa de Ações Afirmativas 2014 foi destinada à TV UFG por sua atuação no combate ao racismo e pela valorização da cultura negra
Texto e Fotos: Marília de Almeida
A TV UFG recebeu nesta terça-feira, 9/12, em cerimônia realizada na Adufg Sindicato, a Placa de Ações Afirmativas 2014 por sua atuação no combate ao racismo e pela valorização da cultura negra e da imagem dos negros e negras na sociedade. A homenagem, concedida há cinco anos pela Secretaria Municipal de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e pelo Conselho Municipal para Igualdade Racial de Goiânia (Compir), é destinada a pessoas, empresas e instituições que contribuem para a redução das desigualdades raciais e sociais em Goiânia.

Michael Valim, gerente da TV UFG, recebeu a Placa de Ações Afirmativas 2014 de Ana Rita Castro, secretária da Seppir
Em sua fala durante a cerimônia, a secretária Ana Rita Castro, titular da Seppir, apontou as diversas formas de violência a que estão submetidos os negros no Brasil e destacou a importância de reconhecer as pessoas, grupos, entidades e instituições que trabalham para mudar essa realidade. “É importante reconhecermos instituições que estão utilizando a sua programação de TV para o combate ao racismo e para mostrar uma agenda positiva, as ações afirmativas e a cultura negra”, completou.
A discussão sobre temáticas relacionadas aos direitos humanos e à cidadania sempre esteve presente nos cinco anos de atividade da TV UFG. Em 2014, em especial, a emissora discutiu as ações afirmativas para a inclusão e permanência de negros na Universidade, o racismo e sexismo na mídia e diversas temáticas relacionadas ao Dia da Consciência Negra em um episódio especial do programa Conexões, produzido pela União dos Estudantes Indígenas e Quilombolas e pelo Laboratório de Estudos de Gênero Étnico-Raciais e Espacialidades - Lagente/UFG.
Em novembro deste ano, a TV UFG também estreou um programa independente dedicado à cultura hip hop. Apresentado pelo Mano CDJ e produzido pelo Instituto Educação, Cultura e Vida – Casa de Cultura da Juventude, o programa “Hip Hop Em Cena” é a concretização de um anseio dos militantes e simpatizantes da cultura hip hop, que não se sentiam representados pela mídia.
Para Michael Valim, gerente da TV UFG, a homenagem é muito importante, especialmente na semana em que a emissora comemora cinco anos de atividade. “A TV UFG se preocupa em promover a reflexão e o debate sobre questões relacionadas aos direitos humanos, à luta contra qualquer tipo de preconceito ou desigualdade, seja racial, econômica ou de gênero. É uma honra receber esse prêmio, pois essa é uma das missões da TV UFG: fazer a diferença na comunicação em Goiânia e em Goiás”, afirmou.
Categorias: Homenagem TV UFG Última hora