II Workshop Brasileiro de Mogno Africano ocorre com apoio da UFG
Fotos: Sílvio Simões
Texto: Laura Braga
Ocorreu nos dias 16 e 17 de agosto, em Goiânia, o II Workshop Brasileiro de Mogno Africano, realizado pela empresa Mudas Nobres, com o apoio da Universidade Federal de Goiás. A abertura do evento, na sexta-feira (16/08), foi no Centro de Convenções, com palestras dos professores do curso de Engenharia Florestal da UFG, Sybelle Barreira e Evandro Novaes, que trataram sobre o melhoramento genético da espécie, a melhor forma de irrigação, a evolução da muda no país, entre outros aspectos. Mais de 400 pessoas participaram do evento.
O evento teve como objetivo apresentar as potencialidades desse tipo de madeira e apresentar resultados do cultivo dessa muda em Goiás e em outras regiões do país. Uma novidade nesta edição do workshop foi um módulo prático,com um curso sobre o manejo do mogno africano.
Sobre o Mogno Africano
O mogno africano surgiu como uma outra opção, já que o mogno brasileiro, sofre ataque severo de pragas em plantios comerciais e teve seu corte proibido no país. É uma espécie tropical que se adaptou muito bem às condições brasileiras, produzindo madeira de alta qualidade e valor em diferentes tipos de clima e solo. Já é cultivada para fins comerciais por produtores rurais, profissionais liberais e empresários de diversos setores em várias regiões do país (AL, BA, DF, GO, MG, MS, PA, PI, RJ, RO, RR, RS, SC, TO). As indústrias moveleiras europeia e americana de alto padrão encontraram em sua cor avermelhada e fácil manuseio os ingredientes ideais para atender a demanda de um público exigente, que preza também pelo uso racional dos recursos do meio ambiente.
Fonte: Ascom/UFG