Vencedores da OBMEP são premiados

Da esquerda para direita: Max Lemes, Marina Tuako, João Carlos Medrado, Maria Zaira Turchi e Fernando dos Santos
Depois de estudarem muito para fazer a prova da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) os estudantes goianos foram premiados com menções honrosas e medalhas pela etapa regional da competição. Além dos estudantes, as três escolas com melhor desempenho de estudantes ganharam um computador novo.
A comemoração aconteceu no auditório da Faculdade de Direito, reunindo estudantes de vários municípios goianos, acompanhados de pais e professores orgulhosos.

Professores também são premiados pelo bom desempenho dos alunos
Em Goiás, cerca de 650 mil alunos que estudam entre o 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio participaram da 1ª etapa da prova. Bruno Renan, 12 anos, faz o 7º ano e recebeu medalha de bronze. Ele confessa que os estudos para a Olimpíada foram medianos, mas que foi compensado por ser um ótimo aluno diariamente.
Wiviany Vaz saiu de Firminópolis, cidade a 120 km de Goiânia, para receber sua medalha de bronze, que conseguiu com muito estudo. Ela contou que seu método para estudar é refazer provas de edições anteriores da OBMEP. Wiviany também participa do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), em que ela e outros estudantes premiados na OBMEP têm encontros presenciais e virtuais para realização de atividades relacionadas à Olimpíada.

Coordenador de pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação parabenizou os alunos na entrega das medalhas
Depois de receber duas medalhas de prata em edições anteriores, Felipe Carvalho finalmente conquistou sua medalha de ouro. Ele está no 2º ano do ensino médio e não tem certeza do que quer fazer no ensino superior, mas afirma que será na área de exatas. “Acho que vou fazer Engenharia Mecatrônica”, diz orgulhoso.
Max Lemes, professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME), é o coordenador regional da OBMEP em Goiás, ele falou que o número de inscritos tem aumentado a cada ano, e também de premiados. “Tivemos 85 medalhistas em Goiás, sendo 9 de ouro, 13 de prata e 63 de bronze e mais de 1000 alunos com menção honrosa”, conta o coordenador.
Os premiados fizeram a 2ª fase em setembro e o resultado com os vencedores nacionais sairá dia 29 de novembro.

Estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio esperam agora o resultado da fase nacional
Fonte: Ascom/UFG