Estudantes de Engenharia conhecem oportunidade de estudos nos Estados Unidos
Texto: Murilo Santos
Fotos: Carlos Siqueira
Estudantes dos cursos de Engenharia da Universidade Federal de Goiás conheceram as oportunidades de estudo nos Estados Unidos por meio do programa Ciência sem Fronteiras. De acordo com a professora Rejane Dal Molin, do programa Education USA, do CCBEU, o domínio e a fluência da língua inglesa são fundamentais para a conquista de bolsas de estudos (parciais ou até integrais) em universidades americanas.

Estudantes de engenharia acompanham palestra
Rejane apresentou vários exemplos de alunos que, com o apoio e orientação do programa do CCBEU, conseguiram bolsas para cursos nos Estados Unidos. Caio Henrique Silveira, por exemplo, deve ganhar bolsa integral. Ela comentou inclusive sobre um programa voltado para professores da rede pública, da embaixada americana no Brasil, com pelo menos 250 vagas por ano.
A professora do CCBEU falou em detalhes sobre o acesso às universidades americanas. "Nos Estados Unidos não há vestibular, como aqui. Mas o aluno é avaliado em uma série de etapas, como cartas de apresentação de professor, capacidade financeira e, principalmente, um texto bem desenvolvido", explicou. As traduções oficiais dos históricos, segundo ela, são feitas pela equipe do CCBEU.

Professora Rejane Dal Molin, do programa Education USA
As áreas prioritárias, os requisitos e as chamadas em aberto do programa Ciência sem Fronteiras também foram apresentados aos estudantes da Engenharia da UFG. A Coordenadora de Assuntos Internacionais da UFG, professora Ofir Bergemann de Aguiar, participou do encontro e também apresentou explicações e tirou dúvidas dos alunos sobre o intercâmbio.
EducationUSA.
Fonte oficial sobre estudos nos Estados Unidos, presente em mais de 20 escritórios no Brasil, com orientadores treinados em várias instituições parceiras. A coordenação é da Comissão Fulbright do Rio de Janeiro, com apoio da Seção de Educação e Cultura (Bureau of Education and Cultural Affairs - ECA) do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse o site.
Fonte: Ascom/UFG