Hospital das Clínicas da UFG participará de estudo nacional com adolescentes

Liga de Hipertensão Arterial do HC participará de estudo com objetivo de traçar o perfil dos fatores de risco para doenças cardiovasculares

A Liga de Hipertensão Arterial (LHA) do Hospital das Clínicas da UFG participará do ERICA - Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio dos Ministérios da Saúde (MS) e da Ciência e Tecnologia (MCT). O ERICA é um estudo multicêntrico nacional que tem por objetivo conhecer a proporção de adolescentes com diabetes mellitus e obesidade, assim como traçar o perfil dos fatores de risco para doenças cardiovasculares (como níveis de lipídios e pressão arterial, entre outros) e de marcadores de resistência à insulina e inflamatórios nessa população. Para isso, serão avaliadas as condições de saúde de cerca de 75 mil estudantes entre 12 e 17 anos, de 1.251 escolas brasileiras, públicas e particulares, distribuídas pelas 124 cidades participantes – incluindo todas as capitais.
Os resultados obtidos pelo ERICA poderão ajudar a reorientar as políticas públicas de educação e saúde voltadas para os jovens brasileiros, a partir da identificação de vulnerabilidades e necessidades dessa população. Além de apresentar um panorama do estado atual da saúde dos nossos jovens, permitirão, ainda, definir padrões nacionais para algumas características físicas na população de 12 a 17 anos, como peso, altura, pressão arterial e circunferência da cintura; o que será importante para diversas outros estudos no futuro.
A Liga de Hipertensão Arterial do HC iniciará as coletas nesta segunda-feira, 26 de agosto, em 63 escolas do estado de Goiás. As coletas serão realizadas sob a coordenação do chefe da LHA, professor Paulo César B. Veiga Jardim, e enfermeira doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), Ana Luiza Lima Sousa.

População do Estudo: Será realizado um estudo multicêntrico nacional de base escolar. Serão elegíveis todos os adolescentes, de ambos os sexos, de 12 a 17 anos, que frequentam escolas públicas e privadas das cidades brasileiras, com mais de 100 mil habitantes, selecionadas para participar do estudo. Essa amostra será composta por 75 mil adolescentes.
No processo de amostragem, foram selecionadas 1.251 escolas em 124 municípios. Nas escolas selecionadas, será feito um levantamento das turmas e alunos das séries elegíveis (7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º ano do ensino médio), para permitir a seleção de três turmas por escola.
No estado de Goiás, 63 escolas foram selecionadas para participar do projeto nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Trindade e Rio Verde.
Serão aplicados questionários e haverá a verificação de medidas antropométricas e valor de pressão arterial (PA).
Questionários: Foram elaborados três questionários: um destinado aos alunos, um para os responsáveis e outro referente à escola. O questionário do aluno contém a identificação da cidade, escola, sexo, idade, cor da pele, tabagismo, alcoolismo e hábitos alimentares, atividade laboral, saúde reprodutiva, atividade física, número de moradores e de sanitários no domicílio, horas de sono.
O questionário do responsável inclui identificação, escolaridade da mãe, história de doenças cardiovasculares e metabólicas na família, peso ao nascer e amamentação do adolescente.
Será realizado também um recordatório alimentar de 24 horas por meio de entrevista face a face com entrada das informações diretamente em netbooks. O questionário da escola contém perguntas específicas à diretoria da escola, além de questões sobre o ambiente escolar.

Medidas antropométricas: Serão verificadas medidas, como peso e estatura, para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Será realizada a mensuração do perímetro da cintura.
Pressão arterial: Verificação da pressão arterial utilizando aparelhos validados e segundo protocolo pré-estabelecido.
Mais informações pelo site www.erica.ufrj.br.

Dados dos organizadores
Coordenação geral: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Coordenadores em Goiás: Universidade Federal de Goiás: Dr. Paulo César Brandão Veiga Jardim e Dr.ª Ana Luiza Lima Sousa.
Apoio: Ministério da Saúde, Ministério da Ciência e Tecnologia, FINEP, FIRJAN, SESI-RJ.

Fonte: HC/UFG