Encontro na UFG incentiva defesa do SUS
Texto: Murilo Santos
Foto: Carlos Siqueira
Trabalhadores, gestores, professores e acadêmicos ligados ao setor de saúde participaram do II Encontro do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes - Goiás), no auditório da Faculdade de Direito, da UFG. A qualificação de membros dos Conselhos de Saúde, movimentos sociais e população em geral, visando ao fortalecimento da participação social na construção do SUS, foi o principal desafio do evento.
O professor Nelson Rodrigues Santos, da Universidade Estadual de Campinas, fez conferência sobre o histórico da construção do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele comentou a força inicial do sistema, nos anos 70 e 80, com o movimento de reforma sanitária. O professor lembrou ainda da criação do SUDS (Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde), em 1986, que deu origem ao SUS.
Nelson Rodrigues Santos também expôs a necessidade de universalização do sistema público de saúde, que precisa atender a todos, sem distinção. A igualdade, segundo ele, também é fundamental, pois o sistema foi criado para cobrir toda a população de forma igualitária. Além disso, o professor falou sobre a integralidade, que é a participação do SUS no dia a dia da população.

Na palestra, o professor Nelson Santos destacou a importância da atenção básica à saúde, nos 23 anos de SUS. "Cerca de 15 países do mundo apresentam qualidade na prestação dos serviços de saúde, resolvendo de 85% a 95% dos problemas apenas com a atenção básica - sem qualquer especialidade", argumentou. Mas para o professor, as mudanças só acontecem por meio da força da sociedade.

Já a coordenadora do evento, professora Cristiane Lopes Simão Lemos, do Instituto de Ciências Biológicas, da UFG, destacou que em todos esses anos a articulação em favor do SUS sempre foi um desafio. "O que a gente percebe é que há um movimento contra hegemônico. Mas nós não desistimos e acreditamos em um SUS de qualidade", desabafou. A professora reforçou ainda que é precisco exigir o cumprimento dos preceitos da Constituição.

Cebes - Criado em 1976, o Cebes é um movimento em defesa da saúde e um dos protagonistas do movimento de reforma sanitária brasileira. O núcleo Cebes em Goiás reúne professores, estudantes e trabalhadores do SUS. Eles se encontram uma vez por mês (toda última quinta-feira) para articular ações políticas em defesa do SUS. Outras informações: cebesgo@gmail.com e facebook - cebesgoias.
Fonte: Ascom/UFG