Agricultores familiares têm dia de campo agroecológico
Fotos: Carlos Siqueira
Texto: Murilo Santos
Agricultores familiares, assentados de reforma agrária, representantes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais e estudantes (nível técnico e graduação) de Ciências Agrárias participaram do Dia de Campo Agroecológico, na Escola de Agronomia da UFG. A promoção foi feita nesta quarta-feira (12 de junho) exatamente para aproveitar a presença dos grupos na feira Agro Centro-Oeste Familiar 2013.

Depois de um lanche reforçado, servido no Centro de Aulas Pequi, os participantes visitaram as várias estações da Escola de Agronomia. Eles conheceram a produção de pequi, a horta em formato retangular, a recuperação de áreas degradadas, biofertilizantes, café orgânico, plantas medicinais e os laboratórios. Em cada estação foram dez minutos de exposições e cinco minutos para perguntas.
“A ideia é fomentar práticas ecológicas. Nessas estações os participantes podem vivenciar toda a produção agroecológica integrada sustentável”, afirmou o professor Wilson Mozena Leandro, coordenador do Dia de Campo Agroecológico. São soluções econômicas e, ao mesmo tempo, ambientais/sociais, que promovem a agroecologia para a agricultura familiar.

O professor Mozena lembrou também da importância do evento para os agricultores familiares, haja vista as poucas oportunidades para este ramo da agricultura. “Normalmente as grandes feiras são voltadas quase que exclusivamente para a agricultura empresarial. E a agricultura familiar é a responsável pela produção dos alimentos da cesta básica”, destacou.

Confira notícias relacionadas ao evento:
Feira Agro Centro-Oeste Familiar terá espaço de Educação Ambiental
Seminário discute agricultura familiar na região Centro-Oeste
Fonte: Ascom/UFG