Comissão de atualização do estatuto da UFG realizou seminário no Câmpus Jataí
Por Layane Palhares
Fotos: Carlos Siqueira
Comissão apresentou proposta da atualização do estatuto da UFG
Nessa quarta-feira, 06/03, membros da comissão instituída pelo Conselho Universitário (Consuni), realizaram um seminário no Câmpus Jataí, Unidade Jatobá, para apresentar aos professores, estudantes e servidores técnico-administrativos a proposta da atualização do estatuto da UFG. O documento registra o estágio atual dos trabalhos da comissão, que está prestes a finalizar a proposta de texto estatutário.
A mesa-redonda foi composta pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos da UFG, Jeblim Antônio Abraão, pelo assessor, Nelson Cardoso Amaral e mediada pelo diretor do Câmpus Jataí, Wagner Gouvêa dos Santos. Os participantes colocaram em questão o documento “A atualização do Estatuto da UFG: proposta em discussão”. Também esteve em pauta o sistema de gestão em uma universidade multirregional.

Comunidade acadêmica do Câmpus Jataí discutiu durante 4 horas a proposta de atualização do novo estatuto
Os debates tem como principal o objetivo aprimorar a proposta do estatuto e do regimento que substituirá o que está em vigor desde 1996. A intenção é contemplar, de modo mais adequado, a estrutura de múltiplos câmpus que atualmente constitui a universidade. A comissão vem promovendo seminários com diversos setores da UFG, assim como os que já aconteceram no Câmpus Catalão, Câmpus da Cidade de Goiás e agora Câmpus Jataí.
De acordo com Jeblim Antônio Abraão, o próximo passo é a realização de um seminário no Câmpus Samambaia, para que, ao final do processo de elaboração, as conclusões possam ser encaminhadas ao Consuni. Posteriormente, será convocada uma reunião conjunta dos três Conselhos Superiores da UFG – Conselho Universitário (Consuni), Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec), e Conselho de Curadores, para que só então seja deliberado o novo Estatuto da universidade.
A principal preocupação da Comissão de Atualização do Estatuto e Regimento Geral da UFG é com uma atualização que busque não burocratizar nem fragmentar a instituição, mas que atenda às necessidades de autonomia dos câmpus do interior. “A universidade está aberta para discussão, mas eu acredito que essa nova proposta para o estatuto é muito boa e muda muita coisa que precisava ser melhorada, além de ampliar a autonomia dos câmpus”, concluiu Jeblim Abraão.
As análises críticas e contribuições para a proposta de atualização ainda podem ser encaminhadas para o e-mail estatutoufg@reitoria.ufg.br.
Fonte: Ascom/UFG