Universidade Federal de Goiás foi homenageada durante a entrega do prêmio Jaburu 2012

A Rádio Universitária e quatro professores da UFG receberam premiações durante a entrega de Comendas da Cultura do Estado de Goiás

Layane Palhares

Fotos: Carlos Siqueira

Ocorreu nesta quarta-feira (21) a solenidade de entrega de diplomas de destaque cultural do ano, medalhas do mérito cultural e do troféu Jaburu 2012, no Palácio das Esmeraldas. Durante o evento, foram comemorados os 45 anos de criação do Conselho Estadual de Cultura (CEC-GO) e os 40 anos de posse dos primeiros conselheiros.

A Rádio Universitária da UFG foi homenageada com o diploma de Destaque Cultural, pelos 50 anos de criação da primeira emissora educativa vinculada a uma universidade no Brasil. São selecionadas apenas vinte pessoas físicas e jurídicas da capital e do interior que nos últimos doze meses realizaram atividades de destaque cultural.




A Universidade Federal de Goiás também recebeu quatro medalhas do Mérito Cultural, entregues aos professores Carlos Sena Passos e Rosa Berardo, da Faculdade de Artes Visuais (FAV), Consuelo Quireze e Valéria Figueiredo, da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC). As demais medalhas de Mérito Cultural foram entregues a seis pessoas que se destacaram na promoção ou produção cultural e tiveram uma trajetória de significativa dedicação nas áreas de Artes Visuais, Música, Memória e Patrimônio, Audiovisual, Letras, e Artes Cênicas.



O escritor Edival Lourenço foi o grande homenageado da noite com o Troféu Jaburu, concedido à pessoa que mais se destacou este ano na promoção da Cultura em Goiás. A cada ano, a escolha da pessoa homenageada é feita pelos conselheiros. O Troféu Jaburu, criado por resolução do Conselho Estadual de Cultura de Goiás (CEC-GO), foi entregue pela primeira vez a Cora Coralina, há 32 anos.

 

Durante a solenidade, o governador Marconi Perillo fez um anúncio importante para a área de Cultura: o encaminhamento de um projeto de lei à Assembleia Legislativa que altera de cinco milhões de reais para dez milhões o valor do crédito outorgado para a Lei Goyazes, um programa estadual de incentivo à cultura.

Fonte: Ascom/UFG