TV UFG realiza mais de 10 horas de cobertura das Eleições 2012
Uma equipe de 35 profissionais, entre professores e servidores técnico-administrativos da UFG, estudantes e colaboradores da Fundação RTVE e TV UFG, realizou a cobertura completa do dia de votação neste domingo, 7 de outubro.
Com ancoragem da jornalista Kamyla Maia, o boletim Eleições 2012 entrou no ar de hora em hora com as principais informações sobre o pleito, totalizando 13 inserções ao vivo, direto do estúdio de televisão da Facomb/UFG, interligado ao sítio de transmissão da TV UFG, localizado no prédio da FACE, no Câmpus Samambaia.
Três equipes de reportagem acompanharam o andamento da votação em diferentes regiões de Goiânia e participaram da programação especial com flashes ao vivo e matérias gravadas. As reportagens foram produzidas pela repórter da TV UFG, Amanda Costa, pela bolsista do Laboratório de Produções Audiovisuais e Televisivas Integradas (TELELAB), a estudante de Jornalismo Luísa Viana, e pelo também estudante de Jornalismo, Matheus Ribeiro, voluntário do TELELAB. Outros estudantes da UFG e da Universidade Estadual de Goiás (UEG), vinculados à TV UFG por meio da RedeIFES, também participaram da cobertura das eleições, além dos estudantes de Jornalismo/UFG que fizeram a cobertura para a Rádio Universitária.
Sem um up-link para garantir a entrada ao vivo das equipes externas da emissora, uma solução criativa permitiu a participação dos repórteres nos boletins exibidos ao longo do dia: o uso do telefone. “Aqui fazemos rádio na televisão e dá certo”, afirma o engenheiro eletricista, Thiago Moreira, da gerência de Engenharia da Fundação RTVE e TV UFG.
A TV UFG, que é parte da Rede Pública de Televisão, também participou da cobertura conjunta dos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), enviando matérias concluídas para serem exibidas na programação da TV Brasil.
Segundo a gerente da TV UFG, professora Rosana Borges, além de uma equipe de profissionais altamente competente e motivada, a emissora conta também com a colaboração de estudantes e de servidores técnico-administrativos da UFG que atuam na área de produção audiovisual e televisiva, uma peculiaridade que garante a qualidade de sua programação. “Isso oxigena as produções e atribui a elas um caráter pedagógico fundamental para a formação acadêmica”, argumenta a professora. Ela ainda acrescenta que a parceria da emissora com a RedeIFES, uma rede de compartilhamento de conteúdos entre as instituições federais de ensino superior, e com o TELELAB, foi parte fundamental para o sucesso das transmissões.
Para Matheus Ribeiro, estudante de Jornalismo da UFG e voluntário do TELELAB, participar das eleições representou uma experiência enriquecedora. “Quero trabalhar com Jornalismo Político e desta forma pude vivenciar o funcionamento de uma cobertura eleitoral mesmo antes da conclusão do curso”, afirma.
A TV UFG nas eleições
A programação do dia de votação fez parte da cobertura das eleições municipais de 2012 na TV UFG, iniciada com o especial realizado pelo Conexões, desde o dia 11 de agosto. A cada sábado, o programa recebeu, em ordem alfabética, os oito candidatos à Prefeitura de Goiânia, que responderam perguntas sobre os seguintes temas: Saúde, Educação, Segurança Pública, Mobilidade Urbana, Cultura e Lazer, Ocupação Urbana e Meio Ambiente.
Esta é a segunda vez que a TV UFG realiza a cobertura das eleições em Goiânia. Em 2010, com 27 entradas ao vivo, a emissora foi responsável pela maior cobertura televisiva em Goiás das eleições para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual daquele ano. A TV UFG contou ainda com a participação ao vivo de correspondentes no interior do estado e também em Londres, Buenos Aires e Portugal.
Fonte: RTVE