IPTSP é sede de encontro final de projeto financiado pela Comissão Europeia
A UFG recebe nos dias 4 e 5 de setembro, por meio do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), o encontro final do Projeto “Epidemiologia comparativa de linhagens genéticas de T. cruzi”. O projeto é financiado pela Comissão Europeia dentro de seu 7º Programa de Infraestrutura (FP7), e busca um melhor entendimento da epidemiologia da doença de Chagas.

Coordenador Alejandro Luquetti conversa com os representantes das instituições integrantes do projeto
Coordenado pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, ele integra 15 instituições, sendo oito da América do Sul e sete da Europa. O Brasil é representado pela UFG e pela Fiocruz-RJ. Essas instituições, ao longo de cinco anos, desenvolveram pesquisas relacionadas ao parasita Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas, e nesse encontro final irão expor os resultados adquiridos durante os anos de estudo.
No primeiro dia do encontro, Alejandro Luquetti Ostermayer (IPTSP), coordenador do projeto na UFG, destacou a importância dessa ação para unir as instituições em prol de um bem-comum e beneficiar toda a comunidade. O pesquisador explicou que o encontro final é uma espécie de prestação de contas: “Expomos os resultados, o que foi publicado e o que falta fazer ainda, para fecharmos e fazermos um relatório final”, afirmou Luquetti.

Conferência realizada na manhã desta terça-feira (04/09) reúne pesquisadores e estudantes
O Hospital das Clínicas possui o Ambulatório de Pesquisa em doença de Chagas, tendo cadastrado mais de 12 mil pacientes. Segundo a pesquisadora e integrante do projeto, Suelene Brito do Nascimento Tavares, um grupo de pacientes que não haviam sido tratados e estavam em fase crônica da doença foi selecionado e amostras de sangue foram colhidas. Depois disso, fez-se a cultura e o parasita foi isolado. “A partir desse parasita isolado nós fizemos os testes de biologia molecular, para comparar a epidemiologia do T. cruzi que é circulante no Brasil e em outros países da América latina”, afirmou. Segundo ela, as pesquisas serão concluídas até o fim de 2013.
Fonte: ASCOM/UFG
Categorias: Pesquisa