Galeria da FAV apresenta: Ocupação

Com material alternativo, ZèCésar mostra sua visão da ocupação urbana

Começou no dia 1º de junho, na Galeria da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG),a exposição do artista e professor da UFG, Zècésar, intitulada Ocupação. Ele apresenta ao público, de 1º a 30 de junho na Galeria, uma instalação toda confeccionada em papelão. 

Zècésar explica que há algum tempo optou por trabalhar este material que é considerado lixo pela sociedade, mas que pode ser recuperado e tornar-se arte. Ele usou chapas de papelão (200x 100 cm). Com os mesmos procedimentos de quando prepara suas matrizes em relevos para imprimir, ele cortou,cavou, fez texturas e relevos no material. O resultado é uma leitura da ocupação urbana, nas metrópoles na atualidade. 

Esta não é a primeira exposição do artista com este material: “Já realizei outra exposição, intitulada Metropolis/gravura, com esta mesma temática e material, em 2008, e também participei com algumas peças em papelão em exposições coletivas”. 

O professor José César Teatini de Souza Clímico, o Zècésar, trabalha a área de técnicas de gravura em suas disciplinas. Ele é docente na UFG há 30 anos. O artista também é pesquisador de técnicas tradicionais como a litogravura, xilogravura, gravura em metal e técnicas mistas e experimentais nesta modalidade. 

A exposição Ocupação tem curadoria de Irene Tourinho, arte educadora e professora da FAV. A exposição estará aberta até o dia 30 de junho, na Galeria da FAV, das 8 às 17h30.

 

Da esquerda para a direita: Anselmo Pessoa, pró-reitor de Extensão e Cultura da UFG; ZèCésar; Irene Tourinho, curadora da exposição; Selma Parreira, diretora da Galeria da FAV; e Raimundo Martins, diretor da FAV/UFG

 

Visitantes admiram a exposição Ocupação, de ZèCésar

Fonte: ASCOM/UFG

Categorias: Exposição