Pós-graduandos da UFG fundam associação
Em uma Assembleia Geral realizada no Salão Nobre da Faculdade de Direito, no dia 5 de junho, foi eleita a diretoria da Associação dos Pós-Graduandos (APG) da UFG, uma entidade que representa os estudantes de especialização, mestrado e doutorado das cidades de Goiânia, Jataí e Catalão. Estiveram presentes estudantes da pós-graduação, professores, o diretor da Faculdade de Direito, Nivaldo Santos, e a diretora do ANDES-SN, Kátia Lima, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Segundo o mestrando de História e membro da coordenação da recém-eleita APG, Paulo Winícius, a associação surgiu da necessidade dos pós-graduandos de se organizarem para defender melhores condições de trabalho na pesquisas e no estudo, lutando de maneira integrada ao lado dos professores e demais segmentos por melhorias na própria universidade.
A assembleia começou com uma exposição da professora da Faculdade de Educação, Sílvia Zanolla, acerca dos dilemas da pós-graduação e da pesquisa no país. “A importância da criação de uma associação é muito grande, porque, além de mobilizar a pós-graduação e realizar debates, é também uma possibilidade dos estudantes terem uma visão mais crítica sobre as leis e diretrizes que vêm a partir de uma política educacional, que é extremamente produtivista e faz com que a qualidade fique abaixo da quantidade”, disse Sílvia Zanolla.
Logo em seguida, os presentes aprovaram o estatuto e um conjunto de propostas. Também foram deliberadas campanhas e resoluções, como a luta pela universalização das bolsas de estudo, por assistência estudantil, pela gratuidade das especializações e contra as interferências da iniciativa privada e do mercado na produção científica. Foi afirmado o princípio de que somente verbas públicas devem financiar a educação pública.
Segundo o estudante do mestrado em Matemática, Flávio Morais, a participação e contribuição continua aberta a todos que se identificarem com o programa de lutas e princípios da entidade. O contato pode ser feito pelo blog www.apgufg.blogspot.com e também pelo e-mail apgufg@gmail.com.

Fonte: Ascom/UFG