UFG sedia Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre

O evento, que ocorre simultaneamente em toda a América-Latina, oferece palestras para todo o tipo de público interessado em aprender e compartilhar experiências com sistema Linux

Tiago Gebrim
Fotos: Carlos Siqueira

A oitava edição goianiense do Festival de Instalação de Software Livre (Flisol) ocorreu na manhã deste último sábado, 28 de abril, no Centro de Cultura e Eventos do câmpus Samambaia da UFG. Com mais de 2.100 inscritos até o início do evento, o festival ofereceu palestras e mini-cursos nas áreas de desenvolvimento de software, ecossistema do software livre, educação, gerenciamento de projetos, inclusão digital, robótica e redes e segurança.

O evento ocorre simultaneamente em vários países da América Latina e, no Brasil, em todas as capitais, além de algumas cidades do interior. Em Goiás, por exemplo, este ano houve edições em Anápolis, Cocalzinho, Itapuranga e Uruaçu. De acordo com o site argentino Diário TI, mais de 200 cidades latino-americanas foram palco do Flisol 2012.

Para Maria Carolina Borim e Aliny Meyre, organizadoras do evento este ano em Goiânia, um dos atrativos do projeto é seu caráter totalmente voluntário e horizontal: não há uma sede ou uma estrutura hierárquica, as pessoas se organizam e produzem o evento em sua cidade. No caso da capital goiana, Aliny Meyre como foi feito para definir o local: “Nós abrimos um chamado, e tivemos as instituições inscritas. Entre elas estava a UFG, que além de atender aos requisitos pedidos é uma instituição pública, e acho que interessante essa relação, porque software livre também está muito ligado ao que é público, é de uso coletivo”.

Entre as atrações do Flisol estão o Install Fest, em que as pessoas trazem seus equipamentos (geralmente notebooks) para que seja instalada alguma distribuição Linux, e o batismo digital, que é uma introdução para pessoas que nunca tiveram um contato com software livre. Contudo, como nos diz Maria Carolina, cada vez mais as pessoas que já são usuárias de Linux comparecem às edições do Flisol para aprimorar seus conhecimentos ou participar como palestrantes e oferecerem mini-cursos ou oficinas. “É parte da filosofia do software livre: usar quando você quiser, estudar como quiser e, principalmente, aprimorar.”, conclui Maria Carolina.

 Hugo Dantas, diretor do Centro de Recursos Computacionais da UFG, na palestra introdutória sobre software livre

 

 

Estudantes e profissionais da área ou leigos, simples usuários de computador: graças à programação diversificada do Flisol, o evento é acessível e interessante a todos.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Evento