UFG apoia SMS na realização do I Senacom SUS
No dia 31 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início ao I Seminário Nacional de Comunicação e Saúde de Goiânia, realizado no Augustus Hotel. Com o apoio da Universidade Federal de Goiás e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), o evento teve início na parte da tarde, tendo em sua abertura a presença da coordenadora de Jornalismo do Projeto Agência de Comunicação Integrada (Convênio SMS-UFG), e representante da UFG, Silvana Coleta, o professor aposentado da Faculdade de Saúde Pública da USP, Fernando Lefreve, o secretário de Saúde de Goiânia, Elias Rassi Neto, o vice-presidente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), Luís Eugênio, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Venerando Lemes de Jesus.
Mesa de abertura: Luís Eugênio, Venerando Lemes, Elias Rassi, Silvana Coleta e Fernando Lefreve
Abordando o tema “As realizações do SUS: a percepção da população e a sua imagem na mídia”, o seminário tem por objetivo discutir a imagem do SUS perante seu amplo público, desde seus usuários até a imprensa. Na abertura, foi exposta e explicada a eficiente parceria entre a UFG e a SMS, por meio do projeto Agência de Comunicação Integrada, em que a universidade fornece estagiários e professores para trabalharem em conjunto com a SMS em sua assessoria de comunicação. A parceria teve início em maio de 2011 e começou com a formação de uma agência modelo. Segundo Silvana Coleta, o atual seminário é fruto dessa parceria e que não pretende ser o primeiro e o único, sendo “um caminho resultando em bons frutos, tanto para o aprendizado dos estudantes, quanto para o bom relacionamento com a imprensa, produtos de comunicação, público interno e externo”, explicou.
No primeiro dia, o seminário contou com a mesa-redonda “A imagem do SUS na mídia”. Já no segundo, as temáticas foram “A saúde como mercadoria” e “A imagem do SUS na sociedade”.
Evento realizado no Augustus Hotel
Fonte: Ascom/UFG