Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído é lembrado com um minuto de silêncio em shopping da capital

Com o lema _Bem estar garantido é bem estar sem ruído_ a campanha procura gerar uma melhor educação sonora da população

No dia 25 de abril foi celebrado o dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. Com o apoio da Universidade Federal de Goiás foi feita uma manifestação de 60 segundos de silêncio entre 14h25min e 14h26min no Araguaia Shopping como forma de destacar o impacto do ruído na vida das pessoas. No local, também foram entregues panfletos informativos sobre o tema, e profissionais da área tiraram dúvidas.

A ação com o lema “Bem estar garantido é bem estar sem ruído” foi aberta pela manhã com um mini concerto das composições de John Cage na Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG. Esse compositor juntava diversos ruídos transformando-os em música.

Panfletos informativos são entregues no Araguaia Shopping

A campanha possui cunho internacional, sendo realizada no Brasil desde 2008 e em Goiânia desde o ano passado. O principal objetivo é alertar as pessoas sobre a poluição sonora, considerada pela ONU a terceira maior, perdendo apenas para a da água e do ar. Segundo a coordenadora do evento em Goiás, Maria Luiza de Ulhôa Carvalho as orelhas não são como os olhos que possuem pálpebras, o aparelho auditivo está em alerta a todo o tempo e consequentemente sujeito aos ruídos, estes, grandes causadores da perda de audição.

Para Maria Luiza a saída está na educação sonora das pessoas que vai “desde a aguçar a percepção sonora dos indivíduos até aprender como evitar a geração de certos sons”. Arrastar cadeiras em apartamentos, utilizar constantemente fones de ouvidos e não conversar em níveis sonoros apropriados podem gerar futuros problemas. A fonoaudiologia destaca que são necessárias 12 horas de descanso auditivo diariamente.

 Maria Luiza mostra o decibelímetro, aparelho que mede o nível de pressão sonora

Fonte: Ascom/UFG