Estudantes que realizaram mobilidade entre Brasil e Suécia relatam suas experiências

Programa Linneus Palm (Brasil/Suécia) realizado pela Faculdade de Odontologia chega a sua terceira edição

Na última sexta-feira, 18 de março, ocorreu no auditório da Faculdade de Odontologia (FO/UFG) o encontro para a troca de experiências dos estudantes que fizeram parte da terceira edição do Programa Linneus Palm (Brasil/Suécia). O programa consiste em um intercâmbio entre a Faculdade de Odontologia da UFG e a Faculdade de Odontologia da Universidade de Malmö na Suécia. O programa é de origem sueca e visa incentivar o desenvolvimento do ensino superior por meio de parcerias com outros países e mobilidade de alunos e professores.

Estudantes suecas e suas pacientes Jordana Lopes Conceição e Morgana Lopes Conceição

 

Thiago Oliveira Sousa e Allison Filipe Lopes Martins, respectivamente estudantes do doutorado e da graduação da FO/UFG, passaram três meses na Universidade de Malmö, assim como as suecas Angelica Gustavsson e Josefine Hjalmarsson passaram esse tempo na UFG. No encontro, foram relatadas as experiências vividas pelos estudantes, envolvendo tanto as trocas científicas quanto culturais. O programa possui como coordenadora no Brasil a professora da FO, Rejane Faria Ribeiro-Rotta, e na Suécia a professora Christina Lindh. A parceria teve início em 2008 e terá a duração de oito anos.

Allison e Thiago relatam suas experiências

Segundo Thiago e Alisson, uma das maiores dificuldades não foi a língua, mas sim o frio forte e constante, com média de 0°C. Puderam fazer amizades com mais de 18 nacionalidades diferentes, graças à diversidade de colegas que moravam no mesmo andar do prédio de estudantes. Disseram ainda que a visão sueca dos brasileiros não se restringe ao estereótipo imaginado por nós, com os suecos sempre procurando saber mais da cultura brasileira.

 

Fonte: Ascom/UFG